• Agentes flagram “visitas de detentos” com drogas em Itatinga e Cerqueira César

    2195 Jornal A Bigorna 26/09/2018 02:10:00

    A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que, nos dias 22 e 23/09, agentes de segurança encontraram droga com características de maconha em posse de visitantes, que tentaram burlar as revistas, costurando a droga em roupas ou as introduzindo no próprio corpo.

    A perícia de agentes de segurança somada à tecnologia do scanner corporal, tem evitado a entrada de ilícitos nas penitenciárias.

    A polícia militar foi acionada para lavrar boletim de ocorrência em todos os casos, além de abertura de procedimento para apurar o envolvimento dos detentos que receberiam as drogas.

    Centro de Detenção Provisória de Cerqueira César

    No domingo 23, às 8h15, durante revista utilizando o aparelho de escaneamento corporal, Agentes de Segurança Penitenciária, observaram um contraste diferente nas imagens de visitante e repetiram a operação com a visitante voltada para o lado oposto do escaneamento. Novamente apareceu volume anormal na região da cintura. Ao ser indagada a visitante revelou que trazia introduzido no cós de sua calça certa quantia de "maconha" (aproximadamente 100 gramas) para entregar ao seu amásio, e que esta droga seria futuramente vendida por ele. Após os procedimentos da unidade prisional, foi solicitada a escolta da Policia Militar, para conduzir a visitante, e a substância apreendida para providências legais. O detento foi encaminhado a Cela Disciplinar, para aguardar o desfecho de Sindicância instaurada em seu desfavor.

    Centro de Detenção Provisória de Itatinga

    Agentes de segurança interceptaram perto de 17 gramas de maconha com visitante no domingo 23, por volta das 11h. Após passar pelo "body scanner", a imagem apontava volume suspeito na blusa da mulher. Em sala reservada a mesma se negou a erguer a blusa, mas após informação da agente de segurança de que seria encaminhada para averiguação policial, ela confessou que portava maconha no seu "top" que estava embaixo da camiseta, mas que seria para seu próprio consumo, pois era usuária e que não foi coagida por seu amásio para levar a droga para o interior do presídio. O material foi apreendido e a Policia Militar foi acionada, encaminhando a mesma para o distrito policial para a elaboração do flagrante. A unidade prisional ainda instaurou procedimento administrativo para apurar a participação do detento que seria visitado.

    Penitenciária de Ribeirão Preto

    O domingo 23 foi de bastante movimentação para agentes de segurança da SAP, com duas ocorrências registradas, onde visitantes tentaram burlar a segurança para adentrar com drogas na unidade prisional. Às 10h10, companheira de um sentenciado foi submetida ao scanner corporal, ocasião em que foi visualizada a presença de objetos estranhos na região de suas axilas. A visitante foi encaminhada a uma sala reservada e, após questionamentos, na presença de uma agente, retirou de seu top (usado em substituição ao sutiã) dois invólucros, acondicionando substância análoga à maconha. Já por volta de 12h, outra visitante também foi flagrada pelo scanner corporal: A imagem indicava a presença de objetos estranhos na região pélvica de seu corpo, não sendo possível identificá-los. Em sala reservada, na presença da agente penitenciária, a mesma  retirou de seu ânus dois invólucros, acondicionando substância análoga à maconha. Em ambos os casos, foram elaborados comunicados de evento acerca dos fatos, condução das visitantes à Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto e comunicação ao Juiz da Vara de Execuções Criminais. A unidade instaurou sindicância para apuração do envolvimento dos presos que seriam visitados, encaminhando os mesmo para o pavilhão disciplinar.

    Penitenciária "Valentim Alves da Silva" de Álvaro de Carvalho

    No sábado, 22, às 9h da manhã, uma mulher foi submetida ao "body scanner" da penitenciária (Procedimento de praxe nas revistas para que visitantes adentrem aos estabelecimentos penais) e a imagem mostrou a existência de um objeto não identificado na região pélvica da visitante. Ao ser questionada, a visitante afirmou não portar nada de irregular e, informada que devido a contradição entre a imagem captada pelo equipamento e sua informação, ela seria encaminhada a uma unidade de saúde para exames complementares. A mesma concordou e foi conduzida por servidores da unidade, com escolta policial, até o Pronto Socorro da cidade de Garça. Após realização dos exames na instituição de saúde, foi encontrado invólucro contendo 135 gramas de erva com características de "maconha".  A visitante ficou aos cuidados da autoridade policial para providências de sua alçada.

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Agentes flagram “visitas de detentos” com drogas em Itatinga e Cerqueira César
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também