
Conhecer ações que fazem a diferença na vida dos moradores e da comunidade foi um dos objetivos da visita dos alunos e coordenadores de diversos cursos da Faculdade Sudoeste Paulista (FSP), realiza na quarta-feira, dia 25, ao Instituto Projeto Neymar Jr., que fica localizado na cidade de Praia Grande.
Eles foram recepcionados pelo Coordenador Geral do Instituto, que é ex-atleta e treinador de natação, Joel Moraes e também pelo Diretor Administrativo, José Benício da Silva Santos.
Além de conhecer o trabalho desenvolvido no local, os alunos agregaram conhecimento para Avaré e região sobre as atividades realizadas no local e esclarecer a atuação da FSP junto ao instituto. “As crianças e os adolescentes comtemplarem toda essa estrutura, estar praticando esporte, tendo aulas e uma assistência é algo maravilhoso. Com certeza os alunos saem daqui maravilhados com tudo o que pudemos ver. Foi inesquecível a experiência de passar o dia aqui”, destacou a responsável pelo setor de Comunicação e Eventos da FSP, Josiane França.
Esta foi a primeira vez que esses alunos tiveram a oportunidade de ver de perto o funcionamento do Instituto Projeto Neymar Jr. e se mostraram impressionados com a organização e a alegria das crianças durante as atividades.
O instituto está localizado no Jardim Glória, na Praia Grande, comunidade que possui diversas dificuldades e limitações já vivenciadas por Neymar Jr. e sua família, que foram moradores do bairro. “O nosso país é muito carente de pessoas que pensam grande, que querem ajudar, que não estão só preocupadas com si mesmas, mas querem ajudar o outro. Então acho que isso que o Neymar viu, a visibilidade que ele teve junto com a família, de sair da região de pessoas carentes e ter sido uma das crianças com muita necessidade e hoje olhar para aqui e ver da onde veio e ajudar as crianças é muito gratificante”, acrescentou a aluna do 7º termo de Administração, Jéssica de Almeida Santos e também a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marina Lemos Villardi "A visita ao Instituto Neymar colaborou para ampliar a visão de mundo dos alunos, como as demandas sociais de crianças e jovens e seus familiares, as vulnerabilidades do nosso país bem como estratégias de enfrentamento a estas adversidades, como as ações desenvolvidas pelo Projeto Neymar na Praia Grande. Especificamente ao curso de Pedagogia, a visita técnica contribuiu à medida que demonstrou outros campos de atuação do profissional da educação, reforçou a importância do trabalho em equipe e da relevância do planejamento de ações educativas para a transformação efetiva de contextos sociais".
O COMPLEXO - O complexo educativo e esportivo tem a capacidade de atender até 3 mil crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social, de 7 a 17 anos. O INJR foi criado com a missão de contribuir na formação e na educação das famílias, promovendo a prática de atividades e oferecendo acesso à cultura para a comunidade. Para isso, possui estrutura com campo de futebol, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, piscina, academia, cinema, refeitório, ateliê, auditório, biblioteca, espaço saúde, entre outras instalações.
A PARCERIA – A parceria entre o Instituto Projeto Neymar Jr. e a FSP ocorre desde o início de 2016 para promover, inicialmente, Cursos de Qualificação Profissional que impactem diretamente as famílias das crianças assistidas pelo projeto. Com objetivos semelhantes de cunho social, a FSP se integrou aos parceiros do INJR.
O envolvimento da Faculdade no Instituto, neste primeiro momento, está ligado diretamente em proporcionar cursos de qualificação profissional e palestras para os pais e responsáveis dos alunos. Juntando ações que tragam conhecimento acadêmico e valores éticos compartilhados por ambas as entidades, esta parceria já está colhendo bons frutos.