• testando

    Alunos de Avaré vão disputar a Olimpíada Brasileira de Astronomia

    466 Jornal A Bigorna 11/05/2024 07:50:00

    Alunos de duas escolas municipais de Avaré iniciaram o treinamento para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

    O trabalho envolve estudantes das escolas “Evani Batochio” e “Moacyr Parise”, está última localizada no povoado de Barra Grande.

    A OBA e a MOBFOG são dois dos mais importantes eventos científicos direcionados ao público jovem no Brasil.

    “A proposta é despertar o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e áreas correlatas, promovendo a alfabetização científica de forma lúdica e cooperativa”, destaca a Secretaria Municipal de Educação.

    Ao longo das atividades, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o universo, constelações e outros assuntos.

    “Além disso, eles trabalharão em equipe na construção e lançamento de seus próprios foguetes de ar comprimido, colocando em prática os conceitos aprendidos em sala de aula”, explicam os supervisores Anderson Bacciotti e Ana Carolina Sakamoto, responsáveis pelo projeto.

    Para a Educação, os benefícios vão além de abrir portas para futuras carreiras nas áreas da ciência e tecnologia.

    “O mais importante é o processo de aprendizado e o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de trabalhar em equipe nos alunos”, destaca a pasta.

    Saiba mais

    O objetivo da OBA é difundir conhecimentos sobre a área. Os alunos participam por meio de provas sobre Astronomia e Astronáutica.

     

    Além de premiação com medalhas, os melhores classificados no país vão representar o Brasil na próxima Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

    No MOBFOG, por sua vez, os participantes devem construir foguetes e lançá-los o mais longe possível.

    Os materiais usados são garrafas pet e tubo de papel, entre outros. Os autores do projeto que atingir mais de 100 metros serão convidados para a Jornada do Foguete que acontece no Rio de Janeiro.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também