
Profissionais do Suporte Emergencial às crianças com deficiência participaram de uma formação pedagógica realizada pelo Centro Pedagógico e Administrativo de Educação Especial (CPAEE).
Ligado à Secretaria Municipal de Educação, o CPAEE promove a inclusão de crianças com deficiência na Rede Municipal de Ensino.
Cerca de 80 técnicos participaram da atividade, incluindo auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), monitores, estagiários e professores, profissionais que atuam diretamente na sala regular no atendimento às crianças com deficiência.
Os encontros realizados entre 30 de junho e 2 de julho proporcionaram reflexões sobre o cotidiano do ambiente escolar e também incentivaram o debate sobre a adaptação de materiais para o desenvolvimento dos alunos.
Os profissionais participaram ainda de um circuito para sentir, na prática, a importância das atividades lúdicas e motoras para as crianças com deficiência.
Sob a coordenação de assistentes técnicos em Psicopedagogia, foram realizadas oficinas para a construção de uma caixa de regulação sensorial e emocional, recurso acessível e lúdico para favorecer a autorregulação emocional e sensorial no ambiente escolar, contribuindo para o bem-estar, a concentração e a inclusão dos alunos.
“Teve até momento de meditação para autoconhecimento. Para cuidar bem das crianças, os profissionais precisam estar bem”, destaca o CPAEE.