• testando

    As dores do mundo virtual: em nova single A.F.U.GA aborda o mal que vem das Redes Sociais

    1479 Jornal A Bigorna 13/04/2021 12:20:00

    O conflito causado pelo ambiente das Redes Sociais, com suas divisões políticas, seus padrões de beleza, os cancelamentos e as agressões recorrentes aos ser humano são o tema da nova single da banda de hardcore melódico A.F.U.G.A. Com data de estreia marcada para o dia 16 de abril, próxima sexta-feira, FILTROS é uma música que reflete sobre o comportamento autofágico da sociedade pós-moderna e tem a intenção de colocar o dedo em uma ferida emocional que parece atingir milhões de brasileiros na atualidade.

    O vocalista da banda, Dalton Hayashi, explica que a música nasceu da percepção do mal estar que as redes sociais vêm causando nas pessoas. “É comum você encontrar gente falando que está dando um “tempo das redes”, que o ambiente virtual está fazendo mal”, contou. Segundo ele, da mesma forma é muito comum encontrar pessoas amargas e enxergando o mundo sob um olhar das bolhas digitais. “As pessoas estão se odiando, estão cada vez mais enxergando o mundo como um lugar hostil e de inimigos. Isso é tão perigoso, é uma armadilha mental silenciosa”, definiu.

    Já o guitarrista e produtor musical da A.F.U.G.A, Tiago Hospede, conta que a mensagem da música busca ainda chamar a atenção para as ilusões de uma vida falsa. “Tem todo esse lance de viver um avatar. É uma vida de beleza, alegria, viagens paradisíacas, mas na maior parte do tempo é uma felicidade falsa, condicionada ao número de likes que se recebe em uma foto, um vídeo. Que vida é essa determinada pelo gosto aleatório e virtual de pessoas que às vezes nem mesmo conhecemos pessoalmente?”, questiona o guitarrista. Para Hospede, o uso irracional das redes sociais é um hábito tão destruidor quantos outros vícios existentes hoje em dia. “Muitos adolescentes estão escravos dessa vida de mentira. Buscam padrões de beleza inalcançáveis. O brilho da vida agora é colorido por um software? Uma máscara que chamamos de filtros define você? Vemos um novo padrão de felicidade: a felicidade infeliz. É uma vida solitária, uma escravidão imposta por algoritmos”, refletiu.

    O baixista da banda, Neto Rodrigues, traz, por fim, uma preocupação recorrente em tempos de pós-verdade e pós-modernidade. “As pessoas não se reconhecem, não acreditam em mais nada. A negação a ciência, a história, a negação a si mesmo, é algo muito preocupante. Chegamos ao ponto de ter centenas e centenas de pessoas morrendo todos os dias no Brasil e as pessoas estarem discutindo “verdades” que só existem em bolhas digitais operadas por robôs para disseminar notícias falsas e manipular pessoas em defesa de manutenção de poder, de riqueza. É um momento muito delicado, a modernidade líquida tão divulgada por Zygmunt Baumann está varrendo o senso de sociedade, de equilíbrio, de convivência e sobrevivência das pessoas”, concluiu Neto.

    Clipe

    Além da single, A.F.U.G.A lança também seu segundo vídeo clipe. O universo do filme trata por óbvio do ambiente virtual e das dores da sociedade pós-moderna. Música e clipe estarão disponíveis a partir das zero hora desta sexta-feira em todas as plataformas digitais.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também