• Audiência Pública debateu os aspectos da municipalização do Horto Florestal

    767 Jornal A Bigorna 30/03/2018 02:07:00

    Foi realizada na última quarta-feira, 28, a Audiência Pública para debater os aspectos técnicos, legais e científicos que envolvem a provável municipalização do Horto Florestal de Avaré. A sessão pública aconteceu no auditório da Associação Regional dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Avaré (AREA) e contou com a presença da direção do Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF), vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e que administra as unidades.

    Dividida em 7 etapas, a audiência expôs ao público presente detalhes técnicos da área a ser municipalizada de cerca de 95 hectares e que engloba o conhecido lago do Horto, além das principais trilhas de caminhada e das sedes administrativas da entidade.

    Dirigentes do IF esclareceram que a municipalização não impedirá que os experimentos científicos em curso na área sejam continuados. Da mesma forma, toda e qualquer intervenção na área terá que ser previamente autorizada pelo instituto.

    A secretaria do Meio Ambiente complementará o trabalho que já vem sendo realizado pelas equipes do IF. A pasta conta com engenheiros agrônomos e uma bióloga dispostos a colaborar com a ampliação dos experimentos já em andamento. Para os responsáveis, há uma carência muito grande de funcionários e técnicos, o que faz com que o Instituto não possa explorar todo o potencial que a unidade oferece.

    Já, a Secretaria Municipal de Turismo destacou a possibilidade de agregar as belezas do Horto Florestal a um novo roteiro turístico para a cidade. “O ecoturismo e o turismo ambiental estão sempre em alta e vamos abrir essa via de atração para a cidade de Avaré”, destacou os responsáveis pelo setor.

    Como a área do Horto Florestal é também utilizada para pesquisa científica, o processo de cessão necessitou ser precedido de audiência aberta a pesquisadores e cientistas, conforme previsão do Artigo 272 da Constituição do Estado de São Paulo.

    As informações são da prefeitura de Avaré.

    IMAGENS ANEXADAS

    Audiência Pública debateu os aspectos da municipalização do Horto Florestal
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também