
Uma matéria publicada pelo Jornal A Folha de São Paulo na data de ontem (02), apontou que até o dia 19 de junho, imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Segundo a Folha, a maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como "4120Z005". O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.
O jornal aponta os mais de 1.532 municípios, o qual inclui a cidade de Avaré. Segundo apontado pelo Jornal havia doses vencidas no Centro de Saúde 1 e na UBS Brabância.
Caso das vacinas em Avaré
Saúde informou na manhã de hoje, 03 que não foram aplicadas vacinas vencidas em Avaré.
A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, esclarece que, devido a erros de digitação no Sistema Vacivida, o nome de Avaré apareceu na lista de cidades que aplicaram a vacina vencida.
Erro corrigido
Os erros, segundo a secretaria de Saúde já foram corrigidos e nenhuma das pessoas vacinadas com os lotes informados foi prejudicada com imunizante vencido. “Entramos em contato com 15 pessoas, sendo 13 por meio de contato telefônico e 2 por meio de visita domiciliar, e em todos os casos foram constatados erros de digitação e falhas no cruzamento do banco de dados”, informa a pasta.