Pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com a consultoria Toluna sobre mudanças de comportamento durante a pandemia revelou que o trabalho é a atividade que mais consome a rotina do brasileiro nos meses de confinamento.
Dezoito por cento dos entrevistados dedicam mais de 15 horas por semana a expedientes remotos, 23% gastam entre 10 e 15 horas e 22% têm jornadas semanais de cinco a nove horas.
Em segundo lugar nas atividades domésticas entra o lazer, com vídeos, filmes e programas de TV, com 14% das pessoas diante das telas, durante 15 horas semanais.
Ao mesmo tempo, trabalhar depois das 22h ganhou mais adesão. As atividades que entram pela madrugada aumentaram, em janeiro, para 8% dos entrevistados, um avanço de quatro pontos em relação ao levantamento anterior, em junho de 2020.
A pesquisa, realizada em janeiro e divulgada em março, ouviu 1.135 pessoas, sendo 37% de nível socioeconômico considerado AB e 58% nas faixas C, D e E. Do total, a maioria ou 58% são mulheres e mora no Sudeste (51%), antes do Nordeste (20%), Sul (17%), Centro-Oeste (7%) e Norte (5%).(Do Valor Econômico)