• testando

    Cachorro que foi enterrado vivo passa por cirurgia de cinco horas para reconstrução do pescoço

    5466 Jornal A Bigorna 16/09/2021 21:50:00

    O cachorro que foi resgatado após ser enterrado vivo em um terreno às margens da Rodovia Antônio Romano Schincariol, entre Boituva e Tatuí (SP), passou por uma cirurgia de reconstrução do pescoço que durou mais de cinco horas nesta quarta-feira (16).

    De acordo com a União Protetora dos Animais(UIPA), o animal tinha um corte profundo e o procedimento foi difícil, já que teve que retirar parte da pele para enxertar os ferimentos do pescoço, que ficou infeccionado após a mutilação e contato com a terra.

    "A cirurgia demorou mais que o esperado, foi delicada, por conta também da traqueia estar toda dilacerada. Ele está com sonda e na recuperação" , contou a presidentes da ONG, Fernanda Nery.

    Apesar do procedimento invasivo, o Menino, nome dado pela equipe da UIPA, resistiu e está sendo monitorado por profissionais. Por conta da cirurgia, o animal está se alimentando por meio de sonda esofágica.

    "O caso dele é grave, mas aguentou a cirurgia e isso já é um grande sinal. Precisamos torcer para que os rins melhorem, para a cicatrização, para os antibióticos fazerem efeito e para que o enxerto se adeque a região. Se Deus quiser, ele ficará bem", explica Fernanda Nery.

    Enterrado vivo

    De acordo com a UIPA, o animal de aproximadamente 6 anos foi encontrado no domingo (12) por um casal de Itapetininga (SP). Segundo o boletim de ocorrência, os moradores viram uma pessoa com uma enxada nas mãos, na altura do quilômetro 28, e pararam para verificar a situação.

    Conforme o BO, o casal fez perguntas ao homem, mas ele colocou a enxada no porta-malas do carro e saiu rapidamente do local. Logo depois, os moradores encontraram um monte de terra com uma pequena parte da cabeça do cachorro, que agonizava, segundo a associação.

    Ainda de acordo com o registro policial, o casal cavou o buraco e resgatou o cão. Os moradores continuaram a viagem que faziam até a casa de parentes em Boituva e, na segunda-feira (13), levaram o animal até o Ambulatório Municipal Pet de Itapetininga.

    Segundo a prefeitura, o cão da raça Dachshund (conhecida popularmente como "salsicha") recebeu cuidados como aplicação de soro, assepsia, sedação e curativo. Depois, em parceria com a UIPA, ele foi transferido para uma clínica em Botucatu para tratamento especializado.

    Um boletim de ocorrência por maus-tratos foi registrado na terça-feira (14) na delegacia de Tatuí, e o caso é investigado pela Polícia Civil.(Do G-1)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também