
Na semana passada (16 a 20/04) o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César, promoveu a 3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) tem como objetivo fazer um mutirão de ações que preparem o preso para se reintegrar à sociedade.
São atividades como emissão de segunda via de documentos, palestras sobre empregabilidade e cidadania, atendimento jurídico, testes rápidos e orientações de saúde. Tais ações auxiliam o cidadão preso na retomada da vida em liberdade, facilitando a reinserção no mercado de trabalho e ao seio social.
As parcerias criadas com entidades públicas e privadas dão apoio efetivo às atividades da Jornada, que objetivam trazer pessoas de fora do contexto carcerário para conhecer a realidade de uma unidade prisional. É importante criar relações com esses órgãos pois eles também passam a se tornar agentes no processo de ressocialização do detento.
Jornada da Cidadania é uma extensão dos trabalhos já realizados pelo Centro de Detenção no decorrer do ano, que reúne as atividades em uma semana marcada pela solenidade. No CDP de Cerqueira César, a sessão solene ocorreu na terça-feira (17) e reuniu autoridades como Marco Antonio Zaloti, Prefeito Municipal de Cerqueira César; Gustavo Tosim, Diretor Técnico III do Centro de Detenção Provisória de Cerqueira César; Maj. José Semensati Junior, Comandante do 53º Batalhão de Policia Militar do Interior – Avaré/SP; Marilda Soares Ribeiro, Secretária Municipal de Educação de Cerqueira César; Marcelo Miquelini, Gerente Regional da FUNAP; David Vitório Minossi Zaina, Presidente da OAB/SP – 175ª Subseção de Cerqueira César e Dalva Aparecida Cardoso, Vice Diretora da Escola Professor José Leite Pinheiro de Cerqueira César.
O número de presos atendidos foi de 549, sendo que diversos reeducandos passaram por mais de uma atividade, resultando um total de 682 atendimentos.