• testando

    CNH para pessoas com autismo: veja como obter o documento

    549 Jornal A Bigorna 07/04/2024 13:40:00

    Pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) passam por diferentes processos na hora de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a principal diferença em relação ao processo tradicional é que as pessoas neurodivergentes têm o direito à prova adaptada. Desse modo, a aplicação conta com uma hora e vinte minutos a mais de duração.

    Além disso, pessoas que possuem esse tipo de condição de saúde, caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento, podem pedir auxílio técnico durante a realização do exame. Abaixo, você confere o passo a passo elaborado pelo Detran-SP para a realização do processo, que se inicia pela procura de uma autoescola.

    Veja:

    Agendar o exame de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica pelos meios digitais, no portal do Detran-SP (clique aqui), do Poupatempo ou ainda por atendimento presencial. Cabe ressaltar, todavia, que muitas autoescolas fazem o agendamento para o candidato;

    Pagar as taxas do exame de aptidão física e mental e da avaliação psicológica. Custos de, respectivamente, R$ 113,06 e R$ 131,90. O pagamento, a princípio, é feito diretamente às clínicas credenciadas;

    Realizar o exame médico com perito credenciado, tornando válido o lançamento do resultado em sistema;

    Realizar a prova teórica, com o direito da versão adaptada, que contempla um tempo maior, de até 2 horas para sua conclusão, contra os 40 minutos da avaliação eletrônica tradicional. Além disso, tem direito a apoio técnico especializado no momento da prova;

    Fazer as aulas práticas no Centro de Formação de Condutores (CFC), após resultado satisfatório na prova teórica adaptada, e, posteriormente, o exame prático.

    Depois da aprovação em todas as etapas, o cidadão estará apto a ter sua CNH, que deve estar disponível no formato digital em até 48 horas. Em até 15 dias, o documento físico também será entregue ao novo habilitado.

    Abril Azul

    A ação do Detran-SP faz parte do Abril Azul. Trata-se, em síntese, do mês de conscientização sobre a neurodiversidade. Em tempo, cabe explicar que, no Estado de São Paulo, a estimativa é que 460 mil pessoas tenham Transtorno do Espectro Autista.(Do Jornal o Carro)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também