
O ex-presidente Jair Bolsonaro autorizou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a assumir protagonismo em temas de alcance nacional, especialmente na articulação pela aprovação da anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A estratégia, ainda que informal, sinaliza a tentativa de consolidar Tarcísio como um ator relevante no cenário político de 2026. O governador é tratado por partidos ligados à direita como principal opção a Bolsonaro na disputa presidencial do ano que vem.
O aval de Bolsonaro ocorreu durante a visita de Tarcísio ao ex-presidente em prisão domiciliar, no último dia 7. A articulação é vista com entusiasmo por aliados no Congresso Nacional, que vinham pleiteando que o governador fosse o herdeiro de seu espólio na disputa nacional. Procurado, Tarcísio não comentou.
A família, contudo, ainda apresenta ressalvas. Ao GLOBO, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou a sintonia entre os dois aliados, mas evitou antecipar qualquer definição sobre candidaturas presidenciais:
— Eu e Tarcísio estamos nos falando com frequência e nosso foco agora é a aprovação da anistia — afirmou — Todos os movimentos dele são na direção de ajudar o país a retomar alguma normalidade. Há consenso entre várias lideranças de que o primeiro passo é a anistia, e Tarcísio tem sido essencial nessa articulação.
Para Flávio, contudo, é preciso aguardar uma definição do cenário de 2026 antes.
— Sua força em São Paulo pode ser decisiva para uma eleição nacional. Não adianta ter pressa, pois o cenário ainda pode mudar nos próximos meses. Depende, por exemplo, de como ficará a situação jurídica de Jair Bolsonaro — disse.(Do Globo)