• DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, MAS AVARÉ IGNORA A DATA

    1723 Jornal A Bigorna 06/06/2018 16:22:00

    O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

    Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

    Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

    Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

    Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

    "Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários".

    "Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos nós devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual", destaca a ativista ambiental Vanessa Dis Santos.

    BALNEÁRIO COSTA AZUL LUTA CONTRA A IMINENTE POLUIÇÃO DA REPRESA

     

    Pelas bandas da Represa de Jurumirim, a comunidade do Costa Azul está procurando fazer sua parte e luta contra o poderoso CMPD-Conselho Municipal do Plano Diretor que de forma intempestiva e, porque não dizer, até inconsequente, patrocinou mudanças na ZUD-Represa.

    Tal ato insensato, tendo em vista a inclusão de artigos com falhas gritantes no Projeto de Lei Complementar que tratou da Revisão da Lei do Plano Diretor (LC n°213/16), deve ser condenável sobre todos os aspectos, tendo em vista que pode trazer sérios prejuízos ambientais para a região do Jurumirim, como no caso, por exemplo, da implantação desenfreada, como se desenha, e sem melhores critérios avaliatórios, de empreendimentos imobiliários, comerciais e industriais às margens da Represa.

    Pela consequência foram protocolados Ofícios, alicerçados por farta documentação comprobatória, junto ao EXECUTIVO e LEGISLATIVO MUNICIPAIS, bem como se solicitou imediatas providências partindo da PROMOTORIA PÚBLICA da COMARCA DE AVARÉ, registros, os quais, serão esmiuçados nas próximas matérias e artigos elaborados.

    Complementando o tema abordado, é de bom alvitre esclarecer que nesta localidade --Balneário Costa Azul--, ninguém é contra o alegado "progresso e desenvolvimento" da região da Represa do Jurumirim. Pede-se, tão somente, que esta "modernidade" propagada --traduzida por invasão imobiliária-- ocorra de forma harmônica com a natureza, estritamente dentro de normas ambientais vigentes. E esta ação não estamos vendo. Infelizmente! Particularmente quanto aos quesitos, desmatamento para a implantação do empreendimento e na coleta e afastamento do esgoto, entre outros deslizes, eis que o Projeto Técnico inexiste dentro do Processo que gerou a Resolução Permissiva para tais loteamentos.

     “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de tornos.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

     

    Por Carlos "Cam" Dantas - morador do Balneário Costa Azul

    IMAGENS ANEXADAS

    DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, MAS AVARÉ IGNORA A DATA
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também