• testando

    Educar por meio da filosofia

    1206 Jornal A Bigorna 03/05/2021 09:10:00

    “ Acho que na sociedade atual nos falta filosofia, sim, filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma. “

     

    Literalmente precisamos da filosofia não só na escola, como principalmente no dia a dia, onde temos de ter assertivas tomadas de decisão. O processo de educação é fruto da sociedade em que está mergulhado. Cada sociedade desenvolve para si um modelo específico de educação que atende e corresponde as expectativas culturais de maneira mais ou menos clara. Estamos vivendo no mundo da velocidade, das informações, logo a necessidade de ter uma dimensão maior de mundo, uma consciência maior da vida.

    A Filosofia pode ensinar muitas coisas. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades.

     

    Ao percorrermos os conteúdos filosóficos que podemos utilizar nas tomadas de decisão, na ciência, na religião, enfim, em todos os aspectos da existência, fazemos com que o nosso turno enquanto vida seja incrível, de sorte que poderá transformar outras vidas e realidades. O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Neste sentido, a filosofia elenca no sujeito, diversas ferramentas e argumentos potentes para organizar nosso modo de agir e falar. Diminui os interstícios entre uma perspectiva e a realização de um propósito utilizando a filosofia. No afã de melhorar os resultados e trazer leveza e qualidade de vida, a filosofia é uma ferramenta indispensável, pois entre suas vertentes, além de ser complexa e imensa, ela nos dá diversas possibilidades para essa vida que por si só é plural e difícil. Enfim, a filosofia educa o homem em todos os aspectos, seja na ampliação de conhecimento, espiritualidade ou no simples fato de se ter qualidade de vida. Uma observação é que além de enriquecer seu vocábulo, também poderá talvez abrir portas no futuro, portanto é importante ler, se educar em filosofia.

    A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. A Filosofia nos ensina que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Pensando educação e filosofia, todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e Os poderes que eles trazem consigo.

    Se pensarmos bem, seria interessante que no ensino fundamental, já começasse com dois tipos de educação que acho ser importantes na formação intelectual do aluno. Uma seria ter a partir da quinta série do ensino fundamental, aulas de filosofia gradativamente para organizar os pensamentos e a reflexão dos alunos no sentido crítico positivo construtivo, visando uma sociedade livre e com maior probabilidade de prosperar na vida fora da corrente da limitação intelectual que lhes impede ou limita tomadas de decisão por faltar essa envergadura de conhecimento dado pela filosofia.

    A segunda coisa que precisa ser colocada no ensino fundamental, seria direito constitucional, aos poucos, para formarmos cidadãos que saibam de verdade seus direitos e impedimentos. Claro, não que os alunos venham saber toda matéria, porém, saberão os fundamentos básicos do direito constitucional. Penso que educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.

     

    Nilo Deyson Monteiro Pessanha ( Filósofo )

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também