
Por Carlos Cam
(Será o inicio de uma nova era ou o povo avareense vai deixar como está edepois ficar mais dois anos reclamando?)
Conforme Edital publicado (UMA ÚNICA VEZ) no Semanário n° 854 de 29/4/2018, o CMPD- Conselho Municipal do Plano Diretor de Avaré está convocando os interessados em compor o Conselho no biênio 2018/2020, representando a SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA (vide recomendações nos itens 1,2,3,4,5 e 6 do Edital) para a reunião que se realizará nesta 5° feira, 3 de Maio de 2018, às 19 horas, na Câmara Municipal de Avaré.
A Audiência Pública elegerá dentre os interessados presentes, 14 Titulares e 14 Suplentes representado os diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada e 2 Titulares e 2 Suplentes representando cidadãos da Estância Turística de Avaré e não ligados especificamente à uma entidade/associação. Os outros 8 titulares e 8 suplentes serão aqueles indicados como representantes do Poder Público (7 do Executivo e 1 do Legislativo).
O momento é o da renovação e a nova eleição veio em boa hora, eis que a situação, a qual o CMPD hoje atravessa, exige mudanças drásticas, desde normas de funcionamento; seu Estatuto Interno; chegando às pessoas que o integram (vide as críticas contundentes que diuturnamente têm recebido).
E aqui se abre parênteses para o apelo dirigido a AREA- Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré, Lojas Maçônicas, Rotary, OAB de Avaré e outras renomadas Instituições, enaltecendo que RENOVAR É PRECISO!
INDICAR NOVOS REPRESENTANTES É PRECISO!
Isso porque, pelas verdadeiras "trapalhadas" verificadas ultimamente no CMPD e, caso continuem ocorrendo, a pecha da nódoa funcional de alguns Agentes despreparados, em tese, pode comprometer o nome e o elevado conceito de algumas Instituições perante a sociedade avareense.
No mínimo, que sejam nomeados os respectivos suplentes desta Diretoria que encerra seu ciclo; lamentavelmente de triste memória! Mas nunca, em tempo algum, que os titulares até então ocupando cargos dentro do Conselho, sejam reconduzidos; alguns já se encontram por demais desgastados; moralmente falando!
E em quais "trapalhadas", aqui se refere? Para melhor compreensão, vide compêndio formulado conforme ofício n° 019/2018 -- C.A.M, protocolado junto ao Executivo Municipal requerendo várias providências envolvendo o Conselho do Plano Diretor, tudo apresentado numa bem fundamentada exposição de motivos galgados em fatos, argumentos e ponderações destacadas, alicerçados por citações de leis, normas, bem como em outros ensinamentos pertinentes.
Por sinal, com o documento neste momento, também sendo enviado à Câmara Municipal de Avaré solicitando anulação de lei recentemente aprovada, e para a Promotoria de Justiça - Curadoria do Meio Ambiente e dos Direitos dos Cidadãos da Comarca de Avaré buscando uma devida e abalizada análise, no sentido de que sejam tomadas as providências cabíveis, um verdadeiro escândalo pode vir à tona!
Agora é a hora de a Sociedade Civil organizada, do cidadão comum, mesmo que de forma isolada, se manifestar. Todos os segmentos representativos da comunidade podem (e devem) participar desta discussão pública. A omissão das pessoas de bem deixa espaço para qualquer um assumir o timão de um barco que nem sempre navega em águas tranquilas.
Portanto, é importante a presença de todos, pois de nada valem as audiências públicas e debates realizados pró-forma, em sessões feitas sem uma ampla divulgação, das quais participam apenas os autores da convocação, determinados agentes públicos e/ou membros do Executivo por demais interessados em integrarem o Conselho somente em busca de promoção ou vantagem pessoal-profissional; se escondendo atrás de um falso voluntariado; além de uns poucos abnegados representantes da Sociedade Civil que sequer têm a exata noção e oportunidade de conhecer detalhadamente o que está sendo discutido, se não ocorrer a maciça participação popular.
Sendo o Plano Diretor o instrumento maior dentro do aspecto urbanístico, ambiental, social e econômico de planejamento do município como um todo, você, morador de Avaré, precisa estar presente, ainda mais você que vive reclamando, a começar dos "Agentes" que idealizaram e fizeram aprovar a intempestiva mudança da Zona da Urbanização Dirigida - ZUD da Represa, justo porque pode trazer sérios prejuízos à região do Jurumirim, poluindo as águas do Paranapanema, como no caso, por exemplo, da implantação desenfreada, como se desenha, sem maiores critérios avaliatórios, de empreendimentos imobiliários, comerciais e industriais às margens da Represa; como ainda daqueles outros que você afirma que só "criam dificuldades para colherem facilidades, ou desses que elaboram (para o "cliente" que paga) certos projetos em seus respectivos escritórios durante o dia e o aprovam, já a noite, na Reunião do Conselho do Plano Diretor, num claro ato do condenável corporativismo (ou seria clientelismo?).
EI, VOCÊ..., VOCÊ MESMO!
Todos devem participar desta Audiência Pública na quinta-feira, 03/05, particularmente você que condena esses que se vangloriam e intitulam o CMPD como o 4º Poder dentro do Município, ou aqueles outros que você acusa de agir sempre de forma ditatorial. Principalmente você que pediu exclusão do grupo por discordar das mensagens com fins político-eleitorais que recebia (planodiretoravare@googlegroups) de petistas fanáticos infiltrados no grupo, desvirtuando desta forma a finalidade do e-mail criado; ou também daqueles que você diz estarem pleiteando uma remuneração extra só pelo fato de integrarem o Corpo Diretivo do Conselho, mandando às favas a contribuição voluntária que seria (ou deveria ser) a essência desta corporação. Preste atenção: VOCÊ não pode faltar!
Esta convocação também é para VOCÊ, cidadão avareense; particularmente para VOCÊ, morador do Costa Azul e região da represa, que sempre procura as redações dos jornais para criticar as malfadadas resoluções com aquelas "questionáveis" interpretações formuladas como disposições transitórias burlando assim o conceito, princípios e objetivos do Plano Diretor vigente, aproveitando para "cutucar" que ali só prevalece o poderio econômico de quem requer alguma coisa, tipo assim: "Aos amigos ricos, as benesses (as brechas) da Lei e aos não tão amigos assim (e pobres) o rigor da Lei". Não antes de "destilar o veneno" e apontar na direção daqueles outros empresários que, pertencentes a determinados ramos de atividade comercial, só estão no Plano Diretor legislando em causa própria, participando das Comissões de Análises dos Processos, aprovando (e/ou fazendo aprovar) aquilo de seu interesse.
Ah! Ainda enfatiza que, "por estas e outras é que a cidade está estagnada, engessada, retroagindo cada vez mais no tempo e no espaço". Sim, pra VOCÊ, você mesmo que diz gostar (e muuuito) de Avaré, e por isso não pode mais se omitir, se esconder no anonimato.
Ei! Tem mesmo que participar. Depois não adianta reclamar. "Esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", já dizia Geraldo Vandré.
Então, lembre-se: dia 03 de Maio de 2018, 19 hs - na Câmara Municipal de Avaré. VÁ E PARTICIPE!