
Uma empresa que empacotava café, localizada em Piraju (SP), foi interditada por falta de condições sanitárias e higiênicas na quarta-feira (7). A fiscalização foi realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Vigilância Sanitária (Visa) e Departamento de Engenharia de Piraju.
Segundo a Superintendência de Agricultura e Pecuária de São Paulo (SFA-SP), três toneladas de café torrado e moído empacotado foram apreendidos pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SP).
A Vigilância Sanitária de Piraju foi acionada pelos auditores fiscais do Mapa em função das condições inadequadas encontradas previamente à ação conjunta com servidores de Marília (SP) e Ribeirão Preto (SP).
Conforme os fiscais, o nome da empresa será divulgado apenas após a finalização do processo administrativo aberto no Mapa, assegurando o direito de defesa ao empacotador.
Amostras do produto foram coletadas para análise da qualidade, realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), considerando o padrão oficial de classificação do café torrado.
Consumidores que desconfiem de fraude em produtos de origem animal ou vegetal podem fazer denúncias anônimas na Plataforma Fala BR, ou pelo site do Ministério da Agricultura e Pecuária.(Do G-1)