• Empresa Raiar investirá cerca de 150 milhões em Avaré

    5263 Jornal A Bigorna 09/09/2021 22:50:00

    A empresa Raiar Orgânicos investirá cerca de 150 milhões  na produção de ovos orgânicos em Avaré a Granja é pioneira no momento em investimentos no setor.

    Além de já ter finalizado o primeiro plano de ação  que é a construção da Granja, localizada na região do bairro Ponte Alta.

    Segundo o empresário Marcus Menoita  a fazenda terá cerca de 700 mil galinhas criadas soltas e com investimentos que a torna uma das maiores da América Latina no mercado de avicultura.

    O projeto de ovos orgânicos gera além de empregos na própria Unidade, mais empregos e produção dos fazendeiros que plantam milho orgânico, já que todas as galinhas poedeiras se alimentarão de milho orgânico. O projeto ainda dá respaldo aos agricultores que optarem por plantar milho orgânico, desde aporte como assistência técnica, além de ajuda na certificação do grão orgânico.

    Inicialmente a Raiar fez um primeiro ciclo para produzir milhos orgânicos com 9 produtores, sendo a maior parte do interior paulista, o que torna logística para a Fazenda de Avaré mais fácil.

    De acordo com o grupo empresarial inicialmente está previsto 160 mil galinhas, das 22 mil já existentes na fazenda, e até 700 mil em 5 anos.

    São 32 galpões de 3000 metros quadrados cada, além de escritórios, estacionamento, expedição, armazenamento, indústria de embalagens e departamentos para higienização e classificação de ovos.

    A empresa já conta hoje com uma das maiores fábricas de rações orgânicas já instaladas no Brasil, além de produzir insumos que também poderão atender outros consumidores de ração.

    Tecnologia de ponta

    Parte da tecnologia é importada da Holanda. As normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelecem que ovos orgânicos devem ser produzidos em um sistema de manejo equilibrado, que respeite a sustentabilidade do solo e dos recursos naturais envolvidos.

    As galinhas devem se alimentar somente de ingredientes cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos.

    Além disso, as aves devem ter espaço para se movimentar livremente. Para receber a certificação de produção orgânica, a galinha também não pode ser medicada com antibióticos ou remédios que estimulem o crescimento do animal.

    “Desde o ano passado quando tive a primeira reunião com os empresários do grupo Raiar eu venho acompanhando a evolução desse grandioso projeto . É geração de renda , emprego, é investimento econômico , é fortalecimento do agronegócio no nosso município para o país  e fico feliz por escolherem nossa cidade para a concretização de seus negócios”- destacou Jô Silvestre

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também