• testando
    629 Jornal A Bigorna 29/04/2023 19:00:00

    Artigo

    A vida não está fácil e devemos definir o que nos serve e o que não nos serve. Em determinado momento de nossas vidas temos que responder a seguinte e importante questão: ser o protagonista da sua própria vida ou ser apenas um coadjuvante na vida de outra pessoa?

    Ser o protagonista da sua vida significa que você está no controle dela. Você faz suas próprias escolhas, toma suas próprias decisões e define seus próprios objetivos. Você tem um senso de direção e propósito, e é responsável por alcançar seus objetivos e concretizar seus sonhos.

    Por outro lado, ser um coadjuvante na vida de alguém significa que você está deixando que outra pessoa tome as decisões e determine a velocidade de como as coisas acontecerão em sua vida. Você pode se sentir preso e sem controle sobre sua própria vida. Você pode seguir as expectativas dos outros em vez de seguir seus próprios desejos e necessidades.

    Ser o protagonista da sua vida pode ser difícil, mas também pode ser muito gratificante. Significa que você está assumindo a responsabilidade por sua vida e que está no controle de seu próprio destino. Você tem a liberdade de tomar suas próprias decisões e definir seus próprios objetivos.

    Ser um coadjuvante na vida de alguém pode ser mais fácil a curto prazo, mas pode levar a uma vida insatisfatória a longo prazo. Você pode sentir que não tem propósito ou direção em sua vida e que está seguindo o caminho que outra pessoa escolheu para você. Isso pode levar a sentimentos de infelicidade, insatisfação e arrependimento.

    Profissionalmente falando, ser o protagonista da sua vida significa escolher fazer o que gosta, desenvolver as habilidades necessárias para atingir o sucesso e, assim conseguir satisfazer suas vontades, proporcionar conforto para você e sua família, sempre na medida que você escolher, por que é você quem está conduzindo suas ações para atingir os seus objetivos.

    Você pode escolher ser coadjuvante no trabalho, não há problema nenhum, mas não poderá reclamar das condições oferecidas, pois essa escolha tem como consequência ter que agir e caminhar na velocidade e da forma que a outra pessoa definiu para você, provavelmente, esse alguém escolheu ser protagonista.

    Então, como você pode escolher ser o protagonista da sua própria vida? Comece por definir seus próprios objetivos e valores. Pergunte a si mesmo o que é importante para você e o que você deseja alcançar em sua vida. Em seguida, crie um plano de ação para alcançar seus objetivos e trabalhe duro para alcançá-los.

    Não tenha medo de cometer erros e aprender com eles. Não deixe que o medo ou a incerteza o impeça de perseguir seus sonhos. Seja corajoso e persistente em seus esforços e nunca desista.

    Em resumo, a escolha entre ser o protagonista da sua própria vida ou ser um coadjuvante na vida de alguém é muito pessoal. A escolha é sua.

     

    *Marcelo Silva

    Diretor da Faculdade FEAP de Avaré

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também