• Ideologia política

    2576 Jornal A Bigorna 29/07/2017 19:44:00

    Por Assis Châteaubriant - “Ideologia é o conceito mais impreciso das ciências sociais” - disse uma vez o cientista político, David McLellan.

    O conceito de ideologia pode assumir formas variadas, seja como um sistema de crenças políticas ou visão de mundo de um determinado grupo social, seja como as ideias da classe dominante que propagam um falseamento da realidade ou até mesmo um conjunto sistemático de ideias políticas que lida com teorias que assumem a forma de envolvimento e comprometimento político. Este termo também pode estar associado a ações políticas, econômicas e sociais e é comumente tomada por sentido de mascaramento da realidade social.

    Deste modo sentimos a necessidade de aprofundarmos o sentido da palavra para compreendermos suas significações em meio aos sujeitos sociais que utilizam com mais frequência essa terminologia e inclusive proceder a uma análise dos Partidos Políticos. Que como se sabe possuem em suas bases a ideologia política, pois cada partido possui visões diversificadas da realidade social e visa à transformação da sociedade de acordo com seus ideais e concepções de mundo, pelo menos teoricamente falando.

    Ideologia é entendida como uma ferramenta de controle social. O sentido negativo de Ideologia, de mascaramento e falseamento do real, surgiu com os textos de Marx, e que Engels mais tarde chamou de “falsa consciência”.

    Nessa concepção a classe dominante distorce a forma de ver as relações de opressão, não se reconhecendo como opressor e desejando fazer com que a classe dominada se conforme com as condições de vida existentes.

    De tal modo os cidadãos intuitivamente associam discursos e ideais de Partidos Políticos a alguns integrantes políticos que não possui o compromisso com a sociedade e, sim, com seus próprios interesses. São aqueles políticos que fazem a chamada politicagem.

    Neste sentido Zizek (filósofo polonês) deixa claro que a ideologia para muitos autores pode ter diversos significado e que pode ter sentidos diferentes de acordo com o contexto histórico-político social.

    Atualmente a palavra “ideologia” adquiriu uma definição bem mais ampla, não sendo nem boa nem má, nem verdadeira nem falsa, nem libertária nem opressora, mas podendo assumir qualquer uma dessas características tem sido bastante pronunciada, principalmente por grupos sociais, Partidos Políticos, indivíduos e organizações sociais inseridos direta ou indiretamente na política. 

    Resumidamente, temos que ter noção de que vivemos numa democracia, e, tal qual, se pertencemos a algum partido ou temos representatividade social, estamos sujeitos a elogios e críticas. Um político sem ideologia é como um corpo ‘sem alma’ - que flutua pela sociedade, fala demais, discute demais, vê, mas, no entanto, não enxerga.

    Existem grandes políticos. O bom político é aquele que representa uma classe, mas respeita a opinião diversa. O bom político respeita o eleitor, e não despreza àqueles que pensam diferente dele. O bom político tem educação ao se dirigir com eleitores que lhe questionam. O bom político é alguém que tem a missão de trazer melhorias para sociedade, e, não ficar apenas no jogo da crítica, principalmente tentar, ao menos, buscar uma solução para os problemas da sociedade que ele representa. O político não aposta em obras com dinheiro público ( que não sabe se vai dar certo - utopias políticas). Ser político é difícil, passageiro, e tem que estar imbuído de vontade de ter e viver numa sociedade melhor, bem como, defender uma ideologia que vá ao encontro dos anseios da população, como saúde e educação. Avaré não precisa de 'shows' - precisa de um governo sério, que não mascare as necessidades. o povo nao pode mais aceitar 'pão e circo'.

    Enfim, ser político é ouvir e perpetrar mais, em vez de falar demais!

    Chatô é escritor.

    Referências Bibliográficas:

    HEYWOOD, Andrew. Ideologias Políticas: do liberalismo ao fascismo. São Paulo: Ática, 2010. Vol. I.

    ZIZEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro. 1996.

     

     

     

     

     

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Ideologia política
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também