
A jovem Mariana (nome fictício) de 18 anos e que cumpre medida socioeducativa no centro feminino da Fundação CASA de Cerqueira César conquistou recentemente a oportunidade de cursar a faculdade de pedagogia por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A instituição tem como princípio oferecer, gratuitamente, formação superior por meio do ensino semipresencial.
Nesta segunda-feira (15/08), a jovem irá frequentar pela primeira vez uma das aulas presenciais, que será realizada no Polo de Avaré e acontecerá a cada 15 dias. Já demais aulas acontecerão dentro do próprio centro socioeducativo, através da internet.
Como explica a coordenadora pedagógica do CASA, Bruna Cristina de Oliveira, a jovem está realizando um sonho. "Desde que a Mariana entrou aqui no centro, ela já tinha a ideia de cursar pedagogia, era um objetivo dela que estava enraizado", comentou.
A jovem também celebrou muito a conquista. "Posso dizer que estou iniciando uma nova grande história para a minha vida. E até, quem sabe, posso vir trabalhar dentro da Fundação um dia", comentou.
Mariana, porém, não foi a única aprovada na Univesp, a jovem Talita (nome fictício), de 18 anos e que já foi desinternada, garantiu uma vaga na faculdade de engenharia da computação e a jovem Paula (nome fictício), também de 18 anos, aguarda a lista de segunda chamada para o curso de pedagogia.