
Leonardo Pires Rípoli foi destituído do cargo de presidente da Câmara na data de hoje, dia 14, conforme publicado no Semanário da Câmara de Avaré.
O agora ex-presidente volta a ficar no cargo de vereador, porém não é mais presidente do Legislativo avareense, numa passagem relâmpago de apenas quase 4 meses com presidente.
Diz o ato de destituição:
Considerando a notificação de destituição da Mesa Diretora lida em plenário durante a Sessão Ordinária do dia 10/04/2023; Considerando que a intimação do Presidente foi realizada durante a Sessão supracitada; Considerando que foi dado ao Presidente o prazo para sua defesa, em respeito ao artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal; Considerando os termos do artigo 28, inciso I da Lei Orgânica Municipal o qual preconiza que cabe à Mesa Diretora a destituição de qualquer dos seus membros na forma regimental;
Considerando que o mesmo foi omisso em não atuar junto às reuniões da Mesa, dando ensejo à aplicação do artigo 39, § 2º do Regimento Interno; Considerando que a defesa apresentada não pleiteou instrução probatória nem arrolou testemunhas, o que permite análise direta do pleito; considerando todo o disposto no Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal.
Sendo assim a Mesa da Câmara de vereadores da estância Turística de Avaré, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei,Resolve:
Artigo 1º - Fica destituído do cargo de Presidente da Câmara de Vereadores do município de Avaré o vereador. Leonardo Pires Ripoli, nos termos do artigo 39, parágrafo 2º do Regimento Interno c/c o artigo 28, inciso I da Lei Orgânica Municipal.
Artigo 2º - Fica nomeado/proclamado o vereador Jairo Alves de Azevedo, membro suplente da Mesa Diretora, para o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores do município de Avaré, nos termos do artigo 28, parágrafo 4º do Regimento.
Com a destituição Jairo Alves de Azevedo é o novo presidente da Câmara. Leonardo Rípoli teve a notificação lida na última segunda-feira e nesta sexta-feira foi destituído do cargo de chefe do poder Legislativo.
Relembre o caso
A Sessão de Câmara de hoje, 10 foi um balde de água fria para cima do atual presidente da Câmara. Espantado. Essa era a fisionomia do presidente da Câmara, Leonardo Pires Rípoli. Sem palavras, ouvindo estarrecido a Diretora da Câmara , Léo Rípoli parecia estar incrédulo, sem ação ao ouvir que a Mesa Diretora estava pedindo sua destituição do cargo de presidente.
Ádria de Paula fez a leitura da notificação que pede a destituição de Leonardo Rípoli, por não estar sendo assíduo na administração da Câmara, além do pouco comparecimento na Câmara.
Segundo a notificação, Leonardo Rípoli estaria despachando de sua casa, desde o dia 22/02/20023 todos os documentos e, em tese, deixando de administrar diretamente e pessoalmente como gestor a Câmara de Avaré.
Rípoli, não compareceu a cinco reuniões da Mesa Diretora sem apresentar justificativa, o que segundo consta em lei interna, já daria base para o pedido de destituição do político.
Os vereadores Flávio Zandoná, Ana Paula, Jairinho do Paineiras e Roberto Araujo assinaram o pedido de destituição, que pegou Leonardo Rípoli totalmente de surpresa.