• testando

    Liturgia do André # 24 - A Imbecilidade de se viver hoje

    563 Jornal A Bigorna 20/11/2023 10:50:00

    Liturgia: “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são , enquanto são, das coisas que não são , enquanto não são.”- Protágoras

    Sucesso

    O sucesso, e sua busca sistemática, é uma força motora em aceleração a transformar as pessoas em idiotas no século 21 —digamos que não seja um esforço tão difícil assim.

    Lenda

    Reza uma lenda urbana antiga que durante o Império Romano, quando um general entrava em Roma vitorioso, ao seu lado seguia um homem a lhe dizer "lembras que tu és pó". A Bíblia está plena de referências que somos pó e cinzas, mesmo o grande Abraão diz isso quando vai falar com o Eterno –com maiúscula mesmo, pois é o termo em uso para Deus no judaísmo.

    Lenda 2

    Essa lenda tem suas credenciais filosóficas. Já o estoicismo chamava a atenção dos seus contemporâneos para o risco de se enganar com a busca do sucesso no mundo. Nada mais efêmero. Por outro lado, máximas do tipo "o que adianta ganhar o mundo e perder a alma?" já foram repetidas tanto no seu sentido original quanto de forma cínica —"o sucesso dura algum tempo, e a alma talvez nem exista".

    Espiritualidade

    A espiritualidade em diversas religiões já chamou a atenção para o engodo que seria a busca do sucesso mundando: "E tudo passa, tudo passará, e nada fica, nada ficará", como dizia o famoso cantor Nelson Ned.

    Síndrome

    A síndrome da idiotia causada pela busca obsessiva pelo sucesso no século 21 passa pela síndrome de Macbeth: "Tenho o direito de ser rei". Ser famoso logo fará parte das pautas dos direitos humanos.

    Sinais do século 21

    Uma das sinas do século 21 é muitas pessoas exporem suas vidas privadas nas mídias —brigas entre marido e mulher, orientações sexuais, baixarias entre pais e filhos, depressões em público como confissão de profundidade psíquica, inventários miseráveis—, tudo para garantir engajamento e monetização da sua banal existência.

    Bobo News

    A fúria pelo sucesso atinge mesmo alguns profissionais liberais que até no TikTok buscam fidelizar clientes e gerar demanda  sendo isso o efeito do capitalismo no estágio senil em que vivemos.

    Bobo News 2

    No mundo em que vivemos, quem não aparecer, se tornar visível, não terá futuro. A consequência necessária de quando você precisa se tornar visível para se tornar relevante no mercado é tornar-se um idiota para consumo. A questão hoje é que tornar-se famoso independe de gerar algum conteúdo de fato, basta repetir bobagens e mímicas que agradam à horda.

    Bobo News 3

    As redes sociais o são em escala infinita. As empresas fazem ginásticas para agradar à horda de bobos que tomaram conta do mundo. Imagino nossos ancestrais que morreram para que existíssemos pensando que talvez tenham cometido um grave erro. Somos uma vergonha histórica. Uma horda de bobos. Mesmo o Satanás está a morrer de vergonha.

    *Com o pensamento do filósofo Luiz Felipe Pondé, a coluna tenta retratar aos poucos leitores a  mostra no nú e no crú a imbecilidade que se tornou viver.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também