• Lula está fora

    2461 Jornal A Bigorna 01/09/2018 02:56:00

    A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu  barrar (01:04 da madrugada) o pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de outubro.

    A maioria formada entendeu que Lula está inelegível com base na Lei de Ficha Limpa, aprovada em 2010, que vetou a candidatura de quem foi condenado por órgão colegiado.

    Votos

    O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, foi o primeiro a votar e deu parecer contrário ao registro da candidatura de Lula. Ele foi seguido pelos ministros Jorge Mussi, Og Fernandes e Admar Gonzaga.

    Divergente

    Já Edson Fachin reconheceu a inelegibilidade de Lula, mas votou por liberar sua candidatura devido a uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU obtida pela defesa.

    O placar terminou como voto da ministra Presidente do TSE, Rosa Weber, a qual votou contra a candidatura do ex-presidente petista.

    Com os votos dos 7 ministros do TSE, Lula fica fora das eleições num placar de 6 X 1.

    Preso

    Lula está preso desde 07 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão, na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP), que foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.

    IMAGENS ANEXADAS

    Lula está fora
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também