• testando

    Meio Ambiente encerra ano com certificado em programa de gestão ambiental

    672 Jornal A Bigorna 27/12/2023 18:00:00

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente terminou 2023 com uma boa notícia: a obtenção do certificado de qualificação no Programa Município Verde Azul (PMVA).

    A solenidade foi realizada no último dia 19 no Palácio dos Bandeirantes. A iniciativa do Governo de São Paulo auxilia prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

    Após cumprir as metas referentes a 2022/2023 propostas pelo PMVA, Avaré atingiu a pontuação exigida para qualificação I.

    “Não se trata apenas do reconhecimento de boas práticas em desenvolvimento sustentável. Na verdade, o principal benefício é a melhoria na qualidade de vida de toda a população”, ressalta a pasta.

    A expectativa agora é a certificação para 2024, o que representa a aplicação dessas diretivas.

    Lixeira obrigatória

    Outro destaque de 2023 foi o início da vigência da lei que estabelece a obrigatoriedade da instalação de lixeiras externas em imóveis residenciais de Avaré.

    Proprietários tiveram prazo de um ano para adequação à norma municipal. A proposta é auxiliar o serviço urbano de coleta de resíduos sólidos.

    Mais ações

    O Meio Ambiente também manteve o foco em ações e projetos voltados para a educação e conscientização ambiental.

    Árvores foram plantadas em escolas municipais e estaduais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Cerca de 600 alunos participaram do ciclo de palestras e das atividades realizadas em parceria com a Polícia Ambiental, SABESP e Secretaria Municipal de Educação.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também realizou em julho campanha preventiva contra queimadas no Camping Municipal, um dos cartões-postais de Avaré.

    Horto florestal

    Outro cartão-postal da estância turística, o Horto Florestal foi palco de ações de conscientização como o Dia Mundial da Limpeza.

    Criada para engajar a população em relação a boas práticas sustentáveis, a iniciativa contou com a participação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), OAB de Avaré e Colônia Espírita Fraternidade.

    Já o Dia da Árvore foi comemorado com plantio de mudas. A atividade no Horto com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino teve apoio da SABESP.

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também