• Novo índice de desenvolvimento sustentável coloca Avaré em 87º lugar no Brasil

    1359 Jornal A Bigorna 17/06/2024 11:00:00

    O Brasil acaba de lançar um novo índice de desenvolvimento sustentável (IDS), marcando um avanço significativo na avaliação de políticas públicas voltadas ao equilíbrio entre crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. Este índice é um esforço para medir e promover um desenvolvimento mais equilibrado, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (IDSC - BR) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    O novo índice considera uma ampla gama de indicadores, incluindo saúde, educação, igualdade de gênero, infraestrutura, e gestão ambiental, proporcionando uma visão holística do progresso do país medidos pelas cidades brasileiras.

    A iniciativa visa não apenas monitorar os avanços, mas também identificar áreas que necessitam de maior atenção e recursos, incentivando uma abordagem mais integrada e sustentável para o desenvolvimento nacional.

    Dentre 5.570 cidades do Brasil, Avaré ficou em 87º lugar no desenvolvimento sustentável, classificada assim em nível médio no IDSC - BR.

    Dentre as medidas, a melhor nota (ótimo) ficou com o índice de água potável e saneamento, seguidos por energias renováveis, redução de desigualdades, produção e consumo sustentável e saúde de qualidade.

    Já os índices de erradicação da pobreza, paz justiça e instituições eficazes, além de educação de qualidade apresentaram bom desempenho.

    Entretanto o governo precisará de atenção nos quesitos de parceiras para implementação dos objetivos, indústria inovação e qualidade de infraestrutura, as quais ficaram abaixo do índice aceitável.

    O (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), e apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).(Fonte:idsc.cidadessustentaveis.org.br)

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também