• testando

    O que é preciso saber sobre fim do uso obrigatório de máscaras em SP

    2832 Jornal A Bigorna 17/03/2022 18:10:00

    O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (17), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados em São Paulo. A proteção, porém, continua obrigatória em algumas situações.

    Entenda mais abaixo:

    Em que locais a máscara permanece obrigatória?

    As máscaras permanecem obrigatórias em trens, metrôs e transporte público como um todo, além de seus respectivos locais de acesso, como nas estações de metrô, por exemplo. Também permanece a obrigatoriedade em estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, como hospitais.

    O decreto desobrigando o uso foi publicado em edição extra do Diário Oficial do estado nesta quinta com efeito imediato.

    Por que a máscara deixa de ser obrigatória em locais fechados?

    O governo do estado diz que a desobrigação ocorre por melhorias consistentes na situação epidemiológica de São Paulo e por indicação do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Ainda segundo o estado, levou-se em consideração o índice de vacinação com duas doses em São Paulo de 90% da população elegível (acima de 5 anos).

    O estado afirma que também foi considerado que, 14 dias depois do Carnaval, há uma manutenção na melhoria de indicadores epidemiológicos e queda, pela sexta semana seguida, de internações em leitos de UTI e enfermaria.

    No meu local de trabalho o uso então deixa de ser obrigatório?

    O uso deixa de ser obrigatório e passa a ser opcional.

    Individualmente, as pessoas podem continuar a utilizar e especialistas apontam que, especialmente em alguns locais de maior proximidade com outros e pouca ventilação, ainda é importante o uso.

    Especialistas também apontam a importância do uso da proteção para pessoas com imunidade comprometida.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também