• testando
    652 Jornal A Bigorna 21/11/2022 07:10:00

    Palanque do Zé

    De acordo com o dicionário, “gratidão” significa “reconhecimento por um benefício recebido”. Alerta ainda o dicionário, que o substantivo feminino tem sido comumente utilizado com o sentido de “obrigado", expressando agradecimento e ocupando a função sintática de uma interjeição, o que não está formalmente correto.

    Num sentido mais amplo, sentir gratidão é o ato de aceitar e agradecer pelas situações e dádivas que a vida proporciona, quer seja pelo relacionamento interpessoal, por consequência dos próprios atos ou mesmo por aceitar tudo aquilo que aconteceu por sorte, acaso ou milagre, a depender da sua visão religiosa da vida.

    De acordo com algumas pesquisas, o sentimento de gratidão pode ser benéfico ao bem-estar emocional subjetivo de quem o sente, daí a necessidade de agradecer pelas pequenas, mas fundamentais coisas cotidianas, como ter um lar, trabalho, acesso a alimentação adequada, confortos como carro, saneamento básico etc.

    Pensamos muito em conquistas materiais, em colocar comida na mesa e tal. A vida, é claro, deve ser sobre trabalho. Se não pensasse assim, não passaria cerca de 10 a 12 horas do meu dia no Escritório. Mas não é só isso.

    Perceba que sequer falei de família, amigos, saúde, hobbies e ter condições financeiras para se fazer o que gosta, como adquirir livros, assistir a shows e viajar, todas coisas tão importantes quanto as anteriormente citadas.

    Mas a verdade é que nós dificilmente começamos o dia agradecendo por algo. E, definitivamente, não deveríamos ser assim.

    Com o passar dos anos, percebi que o que mexe comigo não são os bens materiais, mas sim as experiências. Me emociono toda vez que lembro que consegui, ainda em 2013, levar minha Mãe assistir a um show do Elton John na Hípica em São Paulo. A alegria dela naquele momento é algo que vou lembrar para sempre. O mesmo acontece com quando levei meu Pai ver Fórmula 1, quando fui para Campos do Jordão com minha família e para Sorocaba com minha Madrinha. A vida é sobre momentos, não sobre coisas, no fim das contas.

    Decidi falar sobre gratidão após participar de mais uma Comitiva Rotária para a recepção do Governador e Coordenadora do Distrito 4.621 de Rotary Internacional. Cada Clube de Rotary é importante para a comunidade a que pertence, pois muda a vida de quem ajuda. Isso, por si só, já é algo capaz de causar grande sentimento de gratidão.

    Mas quando nos unimos para receber o Governador e Coordenadora, visitamos as entidades que ajudamos como um só. E aí a magia acontece, pois percebemos que juntos somos mais fortes, por mais clichê que isso possa parecer.

    Cada Clube de Rotary tem a missão de promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação, favorecer o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente. Mas quando olhamos o conjunto do que fizemos, quando “nos tornamos Rotary Internacional”, vemos que resolvemos problemas reais, criando um mundo melhor.

    Não há como deixar de ser grato, quando você olha nos olhos de um Aluno da APAE, e ele está apenas ansioso para te mostrar que sabe tocar bumbo. Não dá para ficar indiferente quando esse mesmo Aluno vibra por você ter lhe ensinado um mínimo trecho rítmico da La Marseillaise. E isso tudo aconteceu em 40 ou 50 minutos de visita à APAE de Cerqueira César, entidade ajudada pelo Rotary Club daquela cidade.

    Coisas não menos extraordinárias aconteceram em nossa visita ao Asilo RAFA de Avaré. Saber que o Rotary Club de Avaré-Expoente e o meu Rotary Club de Avaré contribuem de maneira decisiva para que idosos com deficiência e em condição de vulnerabilidade social cumpram a última etapa de suas jornadas de maneira digna, é gratificante.

    Sei que a vida não é fácil, e que há mais pontos baixos do que altos, na verdade. Mas o que quero dizer com esse texto, é que se formos gratos pelos pontos altos, a vida valerá muito mais a pena.

     

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar do grupo do Palanque do Zé no Telegram. Lá você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão!


    Para participar, basta baixar o Telegram na sua loja de aplicativos e clicar no link:
    https://t.me/palanquedoze

    --- -- ---
    Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também