• testando
    534 Jornal A Bigorna 29/01/2023 18:20:00

    Palanque do Zé

    Você certamente já ouviu “Let It Be”, que não é somente uma das melhores músicas dos Beatles, mas também da história do Rock.

    Ela é simples e envolvente, de uma beleza singular,  capaz de tocar a todos nós. É por isso que se tornou sucesso mundial.

    A história por trás da canção é ainda mais especial, porque McCartney se inspirou em um sonho que teve com sua finada mãe, onde ela lhe falou a marcante frase “Just Let It Be”, algo como “Só deixe estar”.

    Para entendermos o contexto vivido por Paul à época, é importante dizer que Mary, a mãe do Beatle faleceu ainda em 1956, quando o filho tinha apenas 14 anos. Naturalmente, sua ausência marcou profundamente a vida do cantor.

    “Uma noite, em uma época complicada, eu tive um sonho em que vi a minha mãe. Ela tinha morrido há 10 anos. Foi bom vê-la”, diz.

    A música fez parte do último álbum dos Beatles, que levou também o mesmo nome: “Let It Be”.

    Na época, Paul tinha que lidar com os problemas do rompimento da banda e consequentemente com o afastamento de seus amigos.

    “Foi tão maravilhoso e reconfortante para mim. No sonho, ela disse: ‘Tudo ficará bem’. Não tenho certeza se ela usou exatamente as palavras ‘deixe estar’, mas essa foi a essência de seu conselho. Algo como: ‘Não se preocupe, tudo ficará bem’”, conta.

    Como qualquer boa canção de rock, “Let It Be” se molda à interpretação de cada indivíduo que a ouve, então acaba por falar mais sobre quem a tenta interpretar, do que sobre seu Compositor.

    Quando de seu lançamento, ainda em 1970, a música foi interpretada pelos fãs como um recado sobre o fim dos Beatles. Entretanto, outras pessoas deram uma roupagem religiosa à canção, por conta do verso “Mother Mary”, ou “Mãe Maria”  que parece se referir à mãe de Jesus.

    “Estou muito feliz se as pessoas quiserem usá-la para reforçar a fé. Eu não tenho problema com isso. Eu acho que é ótimo ter fé de qualquer tipo”, afirma Paul.

    --- -- ---

    Link do vídeo onde Paul confirma a história. Ele é – naturalmente em inglês – mas conta com legendas em português:

    https://youtu.be/terYAqDZJYo

    --- -- ---

    Link da música. O vídeo também é legendado do inglês para o português: https://youtu.be/V2nr_lrK1k4

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar do grupo do Palanque do Zé no Telegram. Lá você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão!

     

    Para participar, basta baixar o Telegram na sua loja de aplicativos e clicar no link: https://t.me/palanquedoze

    --- -- ---

    Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também