• testando
    433 Jornal A Bigorna 26/03/2023 18:40:00

    Palanque do Zé

    Essa semana tirei 4 dias de folga com minha família e muita coisa legal aconteceu. Foi a primeira vez que, já adulto, andei de ônibus. É que somente agora, as empresas de ônibus estão se adaptando para receber cadeirantes.

    O sistema é simples, mas muito eficiente: O bagageiro do veículo é aberto e, um dos assentos, que é acoplado numa espécie de elevador, desce com banco e tudo. O deficiente senta ali e sobe. Super seguro, rápido e econômico, já que nenhum lugar é perdido dessa forma. A cadeira vai no bagageiro.

    Outra coisa bem legal que fiz hospedado na Colônia de Férias da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi usar uma daquelas cadeiras de rodas anfíbias. Não fui até o mar porque não quis, mas seria perfeitamente possível. Preferi ficar na areia curtindo a brisa marítima enquanto apreciava um puro, no melhor estilo Ernest Hemingway.

    Sobre Itanhaém em si, não fui muito longe da própria Colônia, mas pelo que pude apurar, é um bom lugar para se viver. Ao menos no bairro Nova Itanhaém, por onde andei.

    De acordo com o que pesquisei na Internet, é um município da Baixada Santista, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil.

    Sua população, em 2020, era de 103.102 habitantes locais, mas durante a época de temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro, sua população pode passar de 300.000 pessoas, em razão dos turistas.

     

    O significado nome do município não é consenso, mas a versão mais aceita é a de que “pedra que canta”.

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar do grupo do Palanque do Zé no Telegram. Lá você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! 

     

    Para participar, basta baixar o Telegram na sua loja de aplicativos e clicar no link: https://t.me/palanquedoze

     --- -- ---

    Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também