• testando
    430 Jornal A Bigorna 07/04/2024 15:20:00

    Palanque do Zé

    Em 21 de outubro de 1805, a costa sudoeste da Espanha presenciou um confronto épico que mudaria o curso da história naval: a Batalha de Trafalgar. A Marinha Real Britânica, liderada pelo lendário almirante Horatio Nelson, enfrentou a frota combinada da França e da Espanha, comandada pelo almirante Pierre-Charles Villeneuve.

    A batalha se desenrolou no contexto das Guerras Napoleônicas, um período de conflito entre a França e outras potências europeias. A Inglaterra, em particular, era um alvo frequente das ambições expansionistas de Napoleão Bonaparte.

    Em 1805, Napoleão planejava invadir a Grã-Bretanha. Para tal, precisava dominar o Canal da Mancha, o que o levaria a concentrar suas frotas em Toulon e Brest.

    Ao saber dos planos de Napoleão, Nelson partiu em perseguição à frota francesa, liderando uma esquadra de 27 navios. A perseguição se estendeu até as Índias Ocidentais e de volta à Europa, culminando na Batalha de Trafalgar.

    Nelson, ciente da força superior da frota franco-espanhola, que contava com 33 navios, elaborou um plano ousado. Ele dividiria sua frota em duas colunas, que atacariam a linha inimiga perpendicularmente, buscando romper e dominar o centro e a retaguarda da frota adversária.

    Na manhã de 21 de outubro, as frotas se avistaram e se prepararam para o combate. Nelson, em seu navio capitânia HMS Victory, liderou a primeira coluna, enquanto o almirante Cuthbert Collingwood comandava a segunda.

    A batalha foi intensa e sangrenta. Os navios se aproximavam uns dos outros, abrindo fogo a curta distância. Nelson, sempre à frente da batalha, içou o famoso sinal: "A Inglaterra espera que cada homem cumpra seu dever".

    No auge da batalha, Nelson foi mortalmente ferido por um tiro de mosquete. Apesar de sua morte, a estratégia superior da Marinha Real e a bravura dos marinheiros britânicos garantiram a vitória.

    A Batalha de Trafalgar teve um impacto significativo na história. A vitória britânica consolidou a supremacia naval da Grã-Bretanha, frustrando os planos de invasão de Napoleão e garantindo a segurança do país.

    Horatio Nelson se tornou um herói nacional na Grã-Bretanha. Sua morte heroica e sua liderança inspiradora o consagraram como um dos maiores comandantes navais da história.

    O navio capitânia de Nelson, o HMS Victory, foi preservado como um símbolo da bravura britânica na Batalha de Trafalgar. Hoje, ele pode ser visitado no Portsmouth Historic Dockyard, na Inglaterra.

    A Batalha de Trafalgar representou um marco na história naval. Ela demonstrou o poderio da Marinha Real Britânica e consolidou a posição da Grã-Bretanha como potência dominante no mundo. A bravura de Nelson e seus homens inspirou gerações de marinheiros e continua a ser lembrada como um dos episódios mais gloriosos da história militar britânica.

    Dentre seus fãs mais ardorosos, estava um tal de Sir Winston Leonard Spencer Churchill, que muito depois, também entrou para a história, num momento decisivo para a Inglaterra, a Segunda Guerra Mundial. Churchill, frequentemente cita Nelson em sua autobiografia, Memórias da Segunda Guerra Mundial, como sendo sua fonte de inspiração e bússola moral.

    Por fim, é de se dizer que a Batalha de Trafalgar durou cerca de quatro horas, período no qual a frota franco-espanhola perdeu 18 navios, enquanto a britânica, apenas um. Porém, mais de 1.500 marinheiros britânicos foram mortos ou feridos, inclusive o Almirante Nelson, que foi enterrado na Catedral de São Paulo, localizada em Londres.

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

     

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

    --- -- ---
    Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também