• testando
    583 Jornal A Bigorna 15/04/2024 10:00:00

    Palanque do Zé

    Quinta-feira passada, cheguei no escritório, tomei meu café da manhã e comecei a trabalhar pontualmente às 08 horas.

    Pouco depois, ao tentar acessar minha Conta Google do JRF Advocacia, recebi o aviso de que eu havia violado as políticas da empresa, por envio de spam ou alguma coisa a ver com envio de links enganosos.

    Eu, por óbvio, jamais pratiquei quaisquer dessas condutas a mim imputadas, muito menos usando a Conta do meu Escritório, que tem inúmeros arquivos e ferramentas que utilizo diariamente para trabalhar.

    A coisa está em andamento ainda, pois recorri da decisão do Google. A resposta definitiva deve vir no início da semana. Tenho algumas suspeitas, mas vou guardá-las para um eventual processo, se o caso.

    De todo modo, o ponto dessa coluna não é esse. Quero que esse caso sirva para alertar você sobre o quão frágil é o seu acesso aos arquivos que importam somente a você.

    Sendo sincero, apesar de ser um usuário assíduo do Google, com uma conta “gratuita” e duas pagantes, nunca confiei muito na Empresa.

    Essa desconfiança se agudizou ainda mais, quando li no The New York Times, que um pai de família perdeu acesso aos serviços do Google, sob a acusação infundada de manter arquivos de pedofilia na nuvem ou algo assim. Tentei procurar o texto para disponibilizar o link aqui, mas não consegui.

    Tanto é que tenho backups dos referidos arquivos e dados na Proton, Microsoft e num SSD, além do computador. O seguro morreu de velho, diz o ditado!

    Mas é fato que, se o Google não reverter sua decisão ilegal e imoral, terei prejuízo financeiro para migrar os meus sistemas e programas, para conseguir trabalhar. Fora o tempo perdido que isso fatalmente acarretará.

    Eu te recomendo fortemente ter ao menos duas cópias de segurança de seus arquivos, sendo uma delas em mídia física, pois nos acostumamos tanto a acessar tudo em qualquer lugar, que nos esquecemos de que somos apenas o último elo de uma corrente gigantesca, do sistema que permite que essa facilidade ocorra.

     

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

     

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

     

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

     

    --- -- ---

    Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também