
Olá meus queridos, hoje trago pra você um legume muito importante para nossa saúde e com um receita incrível para você saborear!
A beterraba já é conhecida como uma aliada dos treinos. Mas os benefícios desse vegetal não param por aí. Rica em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro, a planta roxa também atua na prevenção de doenças e do envelhecimento dos tecidos.
Rica em ferro, beterraba pode ajudar a combater anemia.
Os benefícios da beterraba, um legume que tem um sabor levemente adocicado, bonita, saborosa, nutritiva e fácil de preparar. Essas são as características da beterraba. A recomendação é que o legume seja consumido ao menos três vezes por semana.
Entre os nutrientes, convertido em Vitamina A, uma vitamina muito importante para os olhos, para a pele, para o cabelo e para a imunidade a beterraba também possui antocianidinas, antioxidantes que ajudam a prevenir o organismo de doenças infecciosas e inflamatórias.
A beterraba é muito rica em cálcio, mineral importante para os ossos. Também possui boa quantidade de potássio, por isso é um alimento interessante para diminuir a pressão arterial, o legume é rico em manganês e vitaminas do Complexo B.
O destaque da beterraba, está no ferro. A beterraba é uma boa indicação para quem sofre com anemia. Ela também possui uma boa quantidade de Vitamina C, que faz com que esse ferro entre melhor dentro do organismo.
Outro benefício é a quantidade de betaína da beterraba, uma substância que possui uma boa ação anti-inflamatória, e ajuda muito a diminuir doenças cardiovasculares.
Indispensável para as gestantes, o ácido fólico é outro nutriente presente na beterraba. Essa vitamina participa da formação do tubo neural do bebê. Uma recomendação que pode ser saborosa é o suco de beterraba, que pode ser feito com limão, laranja, folhas de hortelã, ou misturado com outra fruta.
Atualmente, a maior referência sobre a beterraba é para os praticantes de atividade física. Pois a beterraba é rica em nitrito, que no organismo se transforma em óxido nítrico, uma substância que ajuda o sangue a ficar mais dilatado, levar melhor os nutrientes para o músculo, aumentar a energia, a recuperação muscular e ajuda no desenvolvimento e no desempenho físico, que, mesmo com tantos benefícios, a beterraba não deve ser consumida em exagero.
Pudim de beterraba
Ingredientes:
1 litro do líquido do cozimento de 4 beterrabas
1 sachê de pó para refresco no sabor preferido (usei sabor morango da marca Mid)
5 colheres (sopa) de amido de milho
Calda:
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
Preparo:
Dissolver o amido de milho em uma parte do líquido do cozimento das beterrabas. Misturar com o restante do líquido e o pó para refresco. Colocar em uma panela ,levar ao fogo, mexer sempre. Quando ferver, deixar cerca de 5 minutos, mexendo sem parar. Colocar em uma forma para pudim untada (misturar 1 colher (sopa) de água com uma 1 colher (café) de óleo, com auxílio de um pincel passar em toda forma). Levar para gelar por aproximadamente 4 h ou deixar de um dia para outro. Em uma panela levar ao fogo o açúcar, deixar até caramelizar. Acrescentar a água e deixar até dissolver o caramelo. Desenformar o pudim e regar com a calda fria. Pode também utilizar calda de morango.
Desejo a todos uma semana cheia de alegrias e com muitas bençãos, um grande abraço!