• testando

    Papo com Magali – Arroz o grão mais famoso no mundo

    839 Jornal A Bigorna 25/09/2021 12:40:00

    Papo com Magali – Arroz o grão mais famoso no mundo

    Olá pessoal, como estão?

    Vamos para mais uma receita da Magali.

    Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto no aspecto econômico quanto social. É um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. O arroz possui pouco glúten, e por isso não é utilizado para a fabricação de pães. Em certos países, como o Japão, a palha de arroz é empregada na confecção de esteiras, cestas e calçados, mas no Ocidente - e, cada vez mais, em todo o mundo - tem aplicações econômicas importantes: ótimo componente para a ração animal é também usada em indústrias de bebidas, para fermentação, e na agricultura, como fertilizante e cobertura em plantações. Fabrica-se ainda uma bebida com o arroz, o saquê, muito apreciada no Japão, e de elevada graduação alcoólica. Usa-se também na fabricação de vinagres.

    O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições de solo e clima, é considerado a espécie que apresenta maior potencial para o combate a fome no mundo. Aproximadamente 90% de todo o arroz do mundo é cultivado e consumido na Ásia. A América Latina ocupa o segundo lugar em produção e o terceiro em consumo. Assim como na Ásia, o arroz é um produto importante na economia de muitos dos países latino-americanos pelo fato de ser item básico na dieta da população, como nos casos do Brasil, Colômbia e Peru, ou por ser um produto importante no comércio internacional, como no de Uruguai, Argentina e Guiana, como exportadores, e de Brasil, México e Cuba, entre outros, como importadores. O Brasil está entre os dez principais produtores mundiais de arroz.

    Tipos de arroz:

    Arroz agulhinha: Também conhecido como arroz polido – ou simplesmente arroz branco – esse é o tipo mais tradicional de arroz consumido em todo o mundo. Seu grão passa por um processo de remoção da casca, para deixá-lo completamente branco e mais fácil para cozinhar.

    Arroz integral: O arroz integral, ao contrário do polido, é um cereal que não passa pelo processo tradicional de remoção de sua casca. Isso significa que, além de mais nutrientes em sua composição, ele também conta com maior concentração de fibras em suas porções.

    Arroz parboilizado: O arroz parbolizado é um tipo de cereal que chega ao consumidor já pré-cozido. Ele passa por um processo hidrotérmico, que consiste em cozinhar o grão com a casca (para que seu interior absorva os nutrientes que ficam na parte externa), para depois removê-la.

    Arroz cateto; Esse tipo de arroz é também popularmente conhecido como “arroz japonês”, por ser o tipo escolhido como base para os pratos da culinária do Japão. Seus grãos são curtos, mais transparentes e curvos, além de contar com uma concentração elevada de amido (característica que permite que ele fique mais cremoso e macio após a cocção).

    Arroz negro: Cereal com sabor marcante e único, o arroz negro (também chamado de arroz selvagem) é um poderoso alimento, rico em proteínas, minerais e fibras, sendo considerado ainda mais nutritivo do que o arroz integral. Entretanto, seu tempo de cocção é ainda maior, por conta de sua “casca” mais resistente.

    Arroz arbóreo: O famoso arroz para risotos! O arbóreo conta com grãos menores e mais redondinhos, recheados de amido – que garantem a deliciosa cremosidade do prato tipicamente italiano.

     

    Arroz vermelho: Um tipo de arroz que tem chegado ao mercado brasileiro com o aumento da busca por “alimentos saudáveis”. Esse é um grão de coloração vermelha, comercializado com sua casca que é rica em ferro, zinco e fibras.

     

    Arroz basmati: Esse tipo de arroz é mais comumente encontrado nas culinárias asiáticas, como a tailandesa e a indiana. Seu sabor é mais adocicado e ele é incrivelmente aromático, combinando bem com os pratos dessa região e dispensando o uso de muitos condimentos em seu preparo.

    E vamos pra mais uma receita:

     

    Risoto de bacon e calabresa

    Ingredientes:

    1 linguiça calabresa cortada em cubos

    3 fatias de bacon picado

    3 dentes de alho picados

    1 cebola média picada

    2 tomates picados

    10 azeitonas picadas

    milho verde a gosto

    cheiro-verde picado

    sal a gosto

    5 fatias de bacon inteiras

    2,5 xícaras de arroz

    1 colher de manteiga

    50 ml de vinho branco seco

    1 litro de água fervente

     

    Preparo:

    Aqueça uma panela média e coloque a manteiga até derreter. Frite a calabresa e o bacon picados até dourarem. Acrescente o alho e a cebola, frite até dourarem. Adicione o arroz e o sal, deixe fritar levemente. Acrescente sal, pimenta e o tomate. Coloque o vinho e deixe evaporar (cerca de 1 minuto). Acrescente o milho e em seguida a água fervente. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos (o arroz deve, praticamente, desmanchar).Antes da água secar totalmente, desligue o fogo e tampe a panela, deixando-o úmido. Para servir, leve as fatias de bacon por cerca de 2 minutos ao micro ondas, avaliando sua fritura a cada 30 segundos, ou frite-os frigideira com óleo. Para fazê-los no micro ondas basta por 1 folha de papel toalha embaixo do bacon e outra sobre, o resultado é excelente, sem óleo e sem sujeira. Sirva porções individuais com o bacon frito sobre o risoto. Aprecie com prazer.

    Excelente semana e um abraço da Magali !

     

     

     

     

     

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também