
Olá meus queridos leitores, essa semana estarei falando sobre as hortaliças, logo em seguida tem receita pra vocês. Já deu água na boca só de postar.
Hortaliças, legumes e verduras são termos utilizados para designar produtos nutricionais, agrícolas e culinários que se referem a plantas ou partes destas, geralmente consumidas por humanos como alimento.
A produção familiar ou em pequena escala de hortaliças é feita em hortas. Já a produção comercial das hortaliças é uma especialização da horticultura, chamada olericultura.
Dentre as categorias de plantas alimentícias, ou comestíveis, os conceitos são bastante abrangentes e não excludentes.[1]
Não são geralmente consideradas hortaliças as frutas, os frutos secos, as especiarias, os grãos, as batatas e algumas raízes tuberosas, como a mandioca. No entanto, do ponto de vista nutricional, todos estes produtos, com exceção das frutos doces, podem ser consideradas hortaliças[2].
Em botânica, os termos "fruto" e "legume" têm significados bem definidos, mas "hortaliça" e "verdura" não. Já em agronomia, em culinária e em linguagem popular, as definições podem variar, e o uso destes termos é muitas vezes indiscriminado. Alguns separam as plantas (ou suas partes) consumidas em frutas (vegetais doces) e hortaliças (vegetais não-doces) e, por sua vez, as hortaliças são divididas em verduras (consumidas cruas) e legumes (consumidos após cozimento). Outros separam as hortaliças com base no tipo de órgão: verduras seriam as folhas e flores comestíveis, e legumes seriam os frutos (no sentido botânico) não-doces, os caules e os órgãos subterrâneos (raízes, tubérculos e bulbos) comestíveis.
O termo legume, em botânica, serve para designar um tipo de fruto (no sentido botânico), também chamado vagem e as sementes que contêm, como os feijões.
Usualmente, as verduras incluem as folhas (por exemplo, da alface), caules (espargo) e raízes de diversas plantas, como a cenoura. Mas o termo pode também incluir frutos não-doces, como as vagens verdes (por exemplo, do feijão) ou as suas sementes (como as das favas), o pepino, os diferentes tipos de abóboras, tomates, abacates e pimentas.
Por extensão, consideram-se por vezes como hortaliças algumas sementes já maduras (secas), como as ervilhas e feijões, que se cozinham depois de ensopadas em água para facilitar a cozedura.
Diante dessa diversidade de conceitos, uma alternativa é o uso do termo generalista "planta comestível".
O consumo diário de hortaliças não só favorece o funcionamento do organismo como também é considerado uma forma de prevenir o aparecimento de doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento do organismo. Por isso, incorporá-las à alimentação desde cedo pode ser encarado como um investimento para obter uma vida longa e saudável. O fato de geralmente possuírem uma pequena quantidade de calorias também faz com que as hortaliças sejam importantes na prevenção à obesidade e às doenças crônicas associadas a esta condição, como, por exemplo, a diabetes e doenças do coração.
Acompanhe agora uma receita deliciosa com abobrinha e manjericão
Canelone de Abobrinha
Ingredientes:
2 abobrinhas italianas
Azeita de Oliva
1 ricota fresca
200 gramas de creme de ricota
Sal
Pimenta do reino
1 maço de manjericão
1 xícara de molho de tomate ou quanto preferir
100 gramas de mozarela ralada
Preparo:
Cortar em tiras as abobrinhas e reservar. Em uma travessa acrescente a ricota, o creme, sal, pimenta, manjericão e misture tudo muito bem. No fogo de uma celada nas abobrinhas com o azeite, em seguida umas duas tiras das abobrinhas e recheie com a ricota. Numa travessa ou forma coloque os rolinhos, acrescente o molho de tomate, povilhe o queijo mozarela ralado e leve ao forno por 15 minutos a 180º ou até derreter o queijo. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.
Bom apetite. Excelente semana e até mais!