• testando
    585 Jornal A Bigorna 04/07/2023 15:10:00

    Polícia

     

    A Polícia Federal abriu um procedimento disciplinar para investigar a conduta do delegado Mário César Leal Júnior. Segundo relatos, o delegado foi armado até a escola do filho, agrediu e deu voz de prisão a um professor que discutiu com seu filho, um adolescente de 13 anos.

    O caso ocorreu no Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo em Guaíra, no noroeste do Paraná, na última sexta-feira (30).

    O blog teve acesso ao boletim de ocorrência que o delegado registrou por injúria na Polícia Civil. Segundo o documento, o professor teria dito que "soltaria fogos de artifício" com a saída do aluno da escola.

    O docente também teria chamado o aluno de “nazista, racista, xenofóbico e gordofóbico”. O delegado citou nomes de outros adolescentes que poderiam depor sobre a relação do professor com o aluno.

    O blog entrou em contato com o delegado pai do adolescente. Ele disse que vai aguardar a conclusão da investigação para se manifestar.

    O blog também conversou com o professor Gabriel Rossi. Ele admitiu que falou que comemoraria a saída do aluno, mas disse que o adolescente retrucou com uma piada com o fato de o professor ser calvo. Rossi, então, diz que chamou o aluno para uma conversa em particular – ele nega que tenha ocorrido uma discussão.

    O professor também negou ter chamado o filho do delegado de nazista e disse que era alvo frequente de piadas do aluno.

    “Eu já tinha visto ele fazer comentários de cunho preconceituoso, machista, homofóbico, gordofóbico com os professores e que todas essas coisas somavam à visão que eu tinha de comentários detestáveis que ele fazia, inclusive eu disse para ele que em alguns momentos o vi fazer brincadeiras de cunho nazista. Mas eu sei que o menino não é nazista”, conta Gabriel.

    O professor reforça que em nenhum momento a conversa teve tom político ou que políticos tenham sido citados. Após a conversa, Gabriel diz que seguiu o restante do dia de trabalho e na saída foi surpreendido pelo pai do aluno.

    “Ele começou a gritar que ele era o delegado e que eu estava preso. Apertou o meu braço e puxou, eu tentei sair e foi quando ele me enforcou, me jogou contra o carro dele e aí ele puxou a pistola e apontou na minha cara”, conta.

    Segundo o professor, as agressões só pararam quando o homem disse que chamaria a Polícia Militar e Federal para conduzi-lo preso até a delegacia, o que não ocorreu.

    O blog acionou a PF sobre o caso, que disse que "está ciente quanto aos fatos relatados e instaurou procedimento administrativo para apuração do ocorrido".

    Sem registro do professor

    O professor contou que chegou a ir à delegacia no mesmo momento que Leal, mas que o delegado da unidade havia dito que estavam em greve e que não poderia registrar o caso. “Eu fiquei muito temeroso porque eu vi ali um abuso de poder”, disse.

    Segundo Gabriel, o delegado disse que ele seria chamado para o registro nesta semana, mas até esta terça-feira o professor não havia conseguido registrar a agressão.

    O blog procurou a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, mas não houve manifestação até a publicação da reportagem. O Ministério Público Federal (MPF) informou que procurou o professor para prestar depoimento sobre o caso.

    Após a repercussão, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, publicou no Twitter que "as apurações administrativas serão procedidas na Polícia Federal, visando ao esclarecimento dos fatos e cumprimento da lei".

    Testemunha

    A cena ocorreu na saída da escola, na frente de pais e alunos. Mãe de um aluno, Carla Conceição disse ao blog que chegava para buscar a filha quando viu o professor ser agredido.(Fonte:Blog da Andréia Sadi)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também