• testando

    PIB subiu 2,9% no primeiro ano do governo Lula

    618 Jornal A Bigorna 03/03/2024 17:50:00

    A economia brasileira cresceu 2,9% no primeiro ano do governo Lula 3, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira. O desempenho é superior ao observado no início do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, e também ao longo do primeiro ano de governo de Michel Temer e de Dilma Rousseff 2.

    Pela ótica da oferta, o ano de 2023 foi impulsionado principalmente pela alta do agronegócio. O setor teve a melhor safra de grãos da História do país no ano passado. O bom desempenho dos serviços também contribuiu para o resultado positivo da economia ao longo do ano.

    O crescimento em 2023 só perde para três outros períodos da história recente, nesta comparação: o primeiro ano do governo Dilma 1 (4%), o primeiro ano do segundo mandato de Lula 1 (6,1%) e o primeiro ano do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (FHC), com 4,4%.

    Primeiro ano é crucial, diz analista

    O primeiro ano de mandato é crucial para dar o tom da gestão de um presidente, explica Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados.

    Isso porque, no ano pós eleição, o governo tem mais espaço - tanto de tempo quanto de capital político-econômico - para emplacar suas reformas e fazer os ajustes que julga necessário em prol do crescimento econômico.

    — É o momento em que o governo tem que mandar o Orçamento para o Congresso e tem uma abertura maior para fazer política econômica de acordo com o que o Executivo pensa. No segundo ano de governo já tem eleição municipal, que é um elemento que atrapalha o andamento de reformas.(Do Globo)

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também