Cá estou eu aqui novamente!
Você já parou para pensar quantas vezes sua vida teve uma mudança radical quanto àquilo que você esperava? Ou quantas vezes, percebendo você na hora ou não, um ciclo em sua vida se encerrou, e um novo ciclo se iniciou?
Nada mais belo que podermos enxergar e identificar esses momentos – REVIRAVOLTA, ENCERRAMENTO e INÍCIO - em nossas vidas.
Não somente isso, é claro. Muitas vezes as emoções atreladas a esses marcantes momentos não são tão agradáveis como desejamos. Mas veja bem. Nós, como seres de CORPO, MENTE e ALMA, temos o PRIVILÉGIO de poder vivenciar TODAS essas emoções – sejam elas vistas como positivas ou negativas.
No ano de 2021 fui convidada a participar, em coautoria, da escrita de um livro inspirador, por um Instituto renomado de minha cidade (Limeira/SP) – o Instituto ISI Infinity, no qual me capacitei em diversos cursos.
O livro fechou o ciclo da pandemia da COVID-19 que vivemos - e sobre ela, um “à parte”, quase inacreditável o que superamos há alguns anos, não é mesmo?
Retomando ao convite que recebi.
Meu capítulo do livro, voltado à minha carreira e dentre outras temáticas, tratou da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que é um tema amplamente conhecido e aplicado nas grandes organizações; mas que, muitas vezes, passa despercebido pela maioria das pessoas.
Mas afinal, como este tema está relacionado aos momentos emblemáticos, assim digamos, de nossas vidas?
Para mim, através de ABSOLUTAMENTE TUDO. E eu explico.
Em meu livro, transitei em diversos conceitos de renomados autores – SALOVEY e MAYER, e o fantástico DANIEL GOLLEMAN – mas resumindo aqui, para que vocês entendam, a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é a “habilidade de dirigir eficazmente a nós mesmos e a nossos relacionamentos” (GOLLEMAN, 2006, p. 31).
Trocando em miúdos: nada mais é do que a capacidade de ENTENDER o que estamos sentindo, COMPREENDENDO as nossas próprias emoções, e com isso FAZER O MESMO com as emoções daqueles que nos cercam.
Agora imagine sermos capazes de aplicar esta capacidade individual em nossas vidas, em cada nuance, em cada fase em que vivemos?
Não tenho dúvidas que encontramos aí uma FORÇA AO SUCESSO, seja ele em sua vida pessoal ou em sua vida profissional. Isso porque, queira a gente ou não, diversos desafios, situações e acontecimentos irão acontecer, sejam bons ou ruins. Caberá a nós mesmos enfrentá-los, e com isso, gerir também as emoções que sentiremos diante desses episódios. Logo, acaba por se tornar visível que uma pessoa INTELIGENTE EMOCIONALMENTE irá alcançar melhores resultados ao saber que essa habilidade existe e deixar de viver no automático.
Meu intuito com esta breve introdução é trazer à consciência reflexão quanto à vida, suas fases, seus momentos, suas lutas e sua abundância. Mais ainda, deixar aqui aberta a porta do autoconhecimento, pois nossas emoções - capacidade de reconhecer, gerir, direcionar, relacionar e interagir – são objeto de estudo contínuo pela ciência, e só cabe a nós mesmos a decisão de embarcar na jornada do conhecimento de si mesmo.
-----
* TAYENNE TRENTO é advogada especialista em Direito Tributário, atuando há mais de 7 anos no Município de Limeira/SP, através de seu escritório profissional, e tem capacitação nas áreas de Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, e Coaching Profissional.
-----
Referências
OSWALDO, Y; DIAS, E.; CAMURI, W. C. Superação da Pandemia: Contextos, Desafios e Aprendizados. São Paulo, SP: Life Editora, 2022.
GOLLEMAN, Daniel. Liderança. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2006.