• PSDB e PT lançam Alckmin e Lula como candidatos à Presidência

    866 Jornal A Bigorna 04/08/2018 14:07:00

    Protagonistas das eleições presidenciais no Brasil nos últimos 24 anos, PSDB e PT anunciam neste sábado, 4, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como seus candidatos à Presidência da República no pleito de outubro. Depois de se revezarem no poder entre 1995 e 2016, quando o MDB assumiu o Palácio do Planalto após o impeachment da petista Dilma Rousseff, os dois partidos chegam às suas convenções nacionais de 2018 em condições inéditas.

    À frente de uma ampla coligação de centro-direita, que inclui o antigo aliado DEM (ex-PFL), o PSDB tem pela primeira vez um adversário competitivo à direita, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), com possibilidades reais lhe tomar o lugar no segundo turno. Bolsonaro ganhou espaço entre o eleitorado conservador de regiões tradicionalmente tucanas, como Sul e Centro-Oeste do país e São Paulo, segundo apontam pesquisas de intenção de voto.

    Em sua segunda disputa presidencial – foi derrotado justamente por Lula em 2006 – Alckmin está estacionado entre 6% e 7% nas pesquisas e conta com os 40% do tempo do horário eleitoral em rádio e TV, acumulados graças a uma aliança com os partidos do chamado Centrão, para atrair os eleitores indecisos. Conforme dados da mais recente pesquisa CNI/Ibope, divulgados na última quinta-feira, 28% do eleitorado no país dizem não saber em quem votar e 31% afirmam anularão o voto.

    Já o candidato do PT lidera as pesquisas, mas, condenado em segunda instância por corrupção na Operação Lava Jato e preso há quase quatro meses, está virtualmente inelegível por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

    Para aumentar o poder de transferência de votos a um “plano B” a ser indicado, o partido e Lula adotaram a estratégia de manter o nome do ex-presidente como candidato até o limite, ou seja, ele terá sua candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 15 de agosto. Sendo barrado, o candidato alternativo será apresentado – o mais cotado é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.(DaVeja)

     

    IMAGENS ANEXADAS

    PSDB e PT lançam Alckmin e Lula como candidatos à Presidência
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também