• testando

    Racha no PCC: Excluídos são obrigados a devolver “biqueira” e bens à facção

    792 Jornal A Bigorna 21/03/2024 15:50:00

    O racha no PCC (Primeiro Comando da Capital) mexeu no patrimônio dos parentes de ex-líderes expulsos recentemente da facção. Os ex-integrantes da cúpula começaram a devolver à organização todos os bens adquiridos com dinheiro da "família", como o grupo é chamado internamente.

    Os excluídos são os presos Roberto Soriano, 50, o Tiriça, Abel Pacheco de Andrade, 49, o Vida Loka, e Wanderson Nilton de Paula Lima, 45, o Andinho. O trio foi acusado de traição e calúnia pelo PCC, por chamar de delator o líder máximo da facção, Marco Willians Herbas Camacho, 56, o Marcola.

    A lista de devolução patrimonial é extensa e pode incluir ônibus do transporte coletivo, carros, imóveis, postos de combustíveis, adegas, salões de beleza e clínicas de estética comprados principalmente com dinheiro do tráfico e usados na lavagem de dinheiro da facção.

    Caso os excluídos tenham adquirido alguns desses bens com recursos da "família", são obrigados a entregar tudo à facção, sem direito a apelação. Os pontos de vendas de drogas, mais conhecidos como "biqueiras", também têm de ser devolvidos.

    O estopim do racha histórico no PCC foi uma conversa gravada entre Marcola e policiais penais na Penitenciária Federal de Porto Velho, em 15 de junho de 2022. Segundo a Polícia Federal, Marcola atribuiu a Tiriça uma prática de atentados contra agentes públicos e o chamou de psicopata.

    Os integrantes da "sintonia final" divulgaram um salve (comunicado) para os faccionados presos e em liberdade informando que Tiriça, Vida Loka e Andinho estavam excluídos da organização e jurados de morte. Essa é uma das maiores crises do PCC em 30 anos de existência.(Da Folha de SP/Josmar Jozino)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também