• Senadores bolsonaristas, indicam que votarão para aprovar indicação de Zanin ao STF

    431 Jornal A Bigorna 10/06/2023 09:00:00

    Indicado de Lula ao Supremo não deve enfrentar problemas para conseguir passar pela comissão, primeira etapa da análise no Senado; dos atuais 26 titulares do colegiado, 14 disseram que vão votar a favor da nomeação e apenas 5, contra

    Em périplo por gabinetes de senadores buscando apoio à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin não deve enfrentar problemas para conseguir o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa da análise no Senado. Dos atuais 26 titulares do colegiado, 14 disseram ao GLOBO que vão votar a favor da nomeação, incluindo integrantes da oposição, e apenas 5, contra, o que já garante a maioria ao nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao menos outros dois, embora prefiram não antecipar a posição, já elogiaram publicamente a decisão tomada pelo petista. A votação, ainda sem data para acontecer, é secreta na comissão e, depois, no plenário.

    Nesse cenário, até o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não planeja trabalhar contra a nomeação. A cúpula da legenda decidiu liberar a bancada de senadores para votarem como bem entenderem, como revelou Malu Gaspar, colunista do GLOBO. Parte deles já admite publicamente que não criará marolas à aprovação do indicado, como Carlos Portinho (PL-RJ).(Do Globo)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também