• SP antecipa calendário de vacinação contra covid-19 e deve vacinar adolescentes em agosto

    2207 Jornal A Bigorna 11/07/2021 23:40:00

    O governo de São Paulo anuncia neste domingo, 11, uma nova antecipação no calendário de vacinação contra a covid-19 no Estado. Na quarta mudança no cronograma realizada desde o mês passado, ficou determinado que toda a população com mais de 18 anos deve estar imunizada até o dia 20 de agosto. A gestão estadual também prevê iniciar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos a partir do mês que vem.

    Pelo novo cronograma, os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades e gestantes seriam vacinados primeiro, já a partir de 23 de agosto. Depois, viriam os jovens sem comorbidades, com a imunização se encerrando em 30 de setembro.

    "O governo de São Paulo antecipa a vacinação de adultos, completando esse universo até 20 de agosto, diminuindo em 26 dias o que estava previsto. É fruto da aquisição de doses extras da Coronavac sob custo do governo de São Paulo. Com essas 4 milhões de vacinas prontas, vamos concluir o cronograma. Daqui a 40 dias, todos os adultos terão recebido ao menos a primeira dose", afimou o governador João Doria.

    De acordo com o governador, o grupo de adolescentes é formado por 3,2 milhões de jovens.

     

    Com as atualizações, o cronograma de vacinação fica assim:

    Adultos de 37 a 39 anos: 8 a 14 de julho

    Adultos de 35 e 36 anos: 15 a 18 de julho

    Adultos de 30 a 34 anos: 19 de julho a 4 de agosto

    Adultos de 25 a 29 anos: 5 a 12 de agosto

    Adultos de 18 a 24 anos: 13 a 20 de agosto

    Cronograma para adolescentes:

    -Adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades e gestantes: 23 de agosto a 5 de setembro

    -Adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades: 6 a 19 de setembro

    -Adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades: 20 a 30 de setembro

     

    Até o momento, o único imunizante com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em adolescentes com mais de 12 anos é o da Pfizer, que recebeu aprovação da agência no mês passado.

    Covid-19

    A permissão foi feita após a apresentação de estudos do laboratório apontando segurança e eficácia da vacina para este grupo. Com a liberação, a bula da vacina Comirnaty passará a indicar esta nova faixa etária para o Brasil.

    Mesmo assim, as doses da Pfizer não serão guardadas para a imunização dos adolescentes. "Nós não guardamos estoque. Nós mantemos aqui que o Ministério da Saúde coloca e, neste momento, a recomendação do PNI (Programa Nacional de Imunizações) é que as doses que vêm chegando a todos os Estados é que se guarde a vacina da AstraZenenca, porque ela já vem para segunda dose. Toda vacina que chegar da Pfizer será utilizada para esse público que estamos trabalhando até os 18 anos, porque, neste mês de julho, a gente tem uma previsão de entrega da Pfizer", explica Regiane de Paula, coordenadora-geral do Programa Estadual de Imunização (PEI). Ainda de acordo com Regiane, a previsão é de que a remessa de agosto seja maior.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também