• testando

    Tarcísio lança modelo de vestibular seriado para universidades de SP

    741 Jornal A Bigorna 10/07/2023 18:00:00

    O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na tarde desta segunda-feira (10) a criação do Provão Paulista, um novo modelo de seleção para ingresso nas universidades estaduais de São Paulo.

    Conforme mostrou a Folha em março, o novo modelo, que terá o formato de vestibular seriado, foi proposto e desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp. Eles defendem que o sistema pode estimular mais os jovens para os estudos.

    O exame será aplicado a estudantes durante 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas a partir deste ano. As notas obtidas nessas provas serão usadas para concorrer às vagas de graduação das universidades.

    Segundo a Secretaria Estadual de Educação, todos os alunos da rede estadual paulista, incluindo os que estão matriculados em Etecs (escolas técnicas), podem fazer o vestibular seriado.

    Cerca de 400 mil alunos, que estão no último ano do ensino médio, podem fazer a primeira edição da prova neste ano, que está programada para acontecer em novembro.

    As provas serão de questões de múltipla escolha, com conteúdos de todas as disciplinas, e redação. O número de perguntas não foi informado.

    Segundo o governo estadual, cerca de 13 mil vagas já serão ofertadas neste ano —apenas cerca de 3.000 serão na USP, Unesp e Unicamp; o restante será disponibilizado pela Univesp (universidade virtual) e pelo Centro Paula Souza, de ensino técnico.

    A USP aprovou que 1.500 vagas serão reservadas para o vestibular seriado. A Unesp já destinou 980 vagas para o modelo. A Unicamp estuda colocar 350 vagas, mas ainda precisa de aprovação de seus órgãos gestores.

    "Os jovens têm o sonho de entrar na universidade, porque esse é um passo importante para o ingresso no mercado de trabalho, para o sucesso profissional e autonomia financeira. Nós queremos tornar esse sonho possível", disse o governador.

    Com o modelo de vestibular seriado, as universidades esperam aumentar o estímulo para os estudantes tentarem ingressar no ensino superior. A rede estadual paulista tem, anualmente, cerca de 400 mil alunos no3º ano do ensino médio, mas menos de 10% se inscrevem para fazer a Fuvest (prova que dá acesso às vagas na USP).

    O governador prometeu que alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo que conseguirem vaga nas universidades pelo Provão Paulista terão direito a uma bolsa de estudos durante a graduação. O valor não foi informado.

    Em anos anteriores, as universidades já tentaram outras ações para aumentar a participação da rede pública no vestibular, mas as ações tiveram pouco impacto. Em 2008, por exemplo, a USP criou um sistema de bonificação conforme o desempenho dos alunos ao longo do ensino médio. Não houve grande variação no número de inscritos no processo seletivo ou de ingressantes de escola pública com a medida.

    O vestibular seriado já é usado em outras instituições do país, como a UnB (Universidade de Brasília) e a UPE (Universidade Estadual de Pernambuco). Nesses casos, os dados mostram que houve aumento do ingresso de alunos da rede estadual nos cursos de graduação.(Da Folha de SP)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também