
A cidade de Avaré sediou na manhã de sexta-feira, 4 de junho, uma audiência pública para debater a criação da Microrregião de Avaré.
O objetivo do Governo Estadual é facilitar o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse regional, além de criar instrumentos para uma governança com apoio da União, do Estado e dos próprios municípios.
O evento realizado na Câmara de Vereadores contou com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia, do prefeito Jô Silvestre, dos secretários estaduais Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Vinicius Lummertz (Turismo), Célia Parnes (Desenvolvimento Social) e deputados estaduais.
A vice-prefeita Bruna Silvestre, os secretários municipais Adriana Moreira Gomes (Assistência e Desenvolvimento Social/Semads), Ronaldo Guardiano (Administração), Danilo dos Santos (Turismo), o presidente da Câmara Flávio Zandoná, vereadores, prefeitos e representantes de diversas cidades da região também estiveram no ato.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jô Silvestre afirmou que a criação da microrregião vai fortalecer os municípios e aproveitou a presença do vice-governador para solicitar a ativação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Avaré, órgão construído com recursos estaduais.
O vice-governador Rodrigo Garcia também destacou que o projeto de reorganização regional desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) vai propiciar o investimento regional. Garcia garantiu ainda que a inauguração do AME local está entre as prioridades do governo João Doria.
Após a fase de audiência pública, a proposta sobre criação da Microrregião de Avaré será analisada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Debates semelhantes ocorrem simultaneamente em todo o território estadual.