• Você nunca entendeu ninguém e ninguém nunca entendeu você

    796 Jornal A Bigorna 05/05/2020 08:00:00

    Warning: Illegal string offset 'CAT_nome' in /home/storage/6/33/37/jornalabigornaav1/public_html/tmp/template/42b8f9d512a9b758126c09ca577cc6575762f242_0.file.noticia-lado.tpl.php on line 98

    Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/storage/6/33/37/jornalabigornaav1/public_html/tmp/template/42b8f9d512a9b758126c09ca577cc6575762f242_0.file.noticia-lado.tpl.php on line 98

    Vivemos em uma Torre de Babel falando o mesmo idioma. Parece loucura, mas não é. Existe um distanciamento natural (como diria o poeta Jodorowsky) entre o que pensamos, o que gostaríamos de expressar e o que de fato conseguimos transmitir pela linguagem verbal. E se não bastasse, há uma DESCONEXÃO ainda maior por parte do ouvinte, pois, além de receber a mensagem distorcida em relação ao pensamento original do locutor, ele automaticamente interpretará o conteúdo recebido conforme o que desejaria escutar ou através da sua própria bagagem de vida: preceitos morais, valores, cultura etc. Ou seja, NÃO tem diálogo, é uma brincadeira de fingir entendimento para manter a socialidade. Por mais que Maria se coloque no lugar de Pedro - tentando compreender o seu ponto de vista pela empatia, é impossível. O ser humano (nesse sentido) não é um robô - temos sentimentos e vivências que interferem em nossa racionalização. Nem os juízes são imparciais de modo absoluto. Tanto é, que a leitura judicial de um mesmo caso, pode variar de um juiz para outro.

    Exemplo: se pedir a 30 pessoas de uma plateia para que relatem o que o termo SORVETE representa, para cada indivíduo terá uma resposta diferente.

    Talvez um deles fale que o remeta aos passeios em família, o outro a férias na praia, uma tarde com a namorada no parque ou de repente, alguém pode ficar triste, pois lembrou da sua falecida avó que adorava uma casquinha de flocos.

    Veja! Isso com apenas uma única palavra, imagine em uma frase inteira, nas conversas de boteco ou discutindo o relacionamento, que confusão de interpretações e definições.

    O verdadeiro recado acontece no silêncio das palavras, na pausa, na quietude. A harmonia de um arranjo musical só é possível devido ao tempo entre as notas. Você já reparou na maneira como os amantes se olham? É profundo... Ninguém precisa falar nada - se comunicam através do silêncio. Estão dizendo que se amam sem pronunciar um "A" e sabe por quê? Porque qualquer coisa que digam apequenaria aquele momento. O amor é uma oração silenciosa, onde apenas sentimos. A caridade em si é um ato feito em silêncio. Ninguém necessita saber o que fazemos para o próximo. A mente que é a tagarela, o que vem do coração não tem voz. A mãe observando seu filho dormir é a pura manifestação de amor. Ela fica quietinha ao lado da cama para não acordar o bebê - olhando, contemplando, sem dar um "piu".

    A fala fode a comunicação e também a compreensão. Reduzimos tudo no instante que abrimos a boca. ENTÃO AME E JOGUE ESSE TEXTO NO LIXO.

    Por Ismael Tavernaro

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Você nunca entendeu ninguém e ninguém nunca entendeu você
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também