Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Brasil-Colônia é tema da quarta edição do NutriChef Eduvale

Por Jornal A Bigorna 16/05/2019 14:50:00 1742
Brasil-Colônia é tema da quarta edição do NutriChef Eduvale

NutriChef Eduvale

“Brasil-Colônia: a origem africana e indígena como determinante da alimentação brasileira” foi o tema da quarta edição do NutriChef, competição anual protagonizada pelos alunos do 1° período do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré.

Divididos entre as equipes Îandê, Lumumba, Buriti, Zulus, Apoemá, Quilombo, Yanomami e Soweto, os alunos tiveram o desafio de elaborar receitas com base nas heranças alimentares dos índios e africanos, povos que contribuíram para a formação cultural brasileira.

 “Nossa história merece ser vivenciada em sua integralidade e na nutrição para compreender a base de nossa alimentação”, ressaltou a Dra. Joseane Scavroni, vice-coordenadora do curso.

Sorvete de mandioca, escondidinho de carne seca com mandioca, tilápia em crosta de castanha de caju com purê de macaxeira, pão recheado com frango, pacu assado com purê de mandioca e biomassa de banana, lombo ao molho de laranja com purê de mandioca, cestinha com cuscuz e camarão e arroz amarelo sul africano com chakalaka foram os alimentos apresentados no dia 13 de maio.  

Os nutricionistas Marcela Watanabe, Bruna Ferezin, Felipe Reis, Alexandre Rocha, Jonathan Silva e Maria Carolina Pêra compuseram o corpo de jurados juntamente com o historiador Gesiel Júnior. Eles avaliaram os trabalhos de acordo com a adequação ao tema, criatividade, sabor, apresentação do prato, explanação sobre os ingredientes utilizados e suas propriedades, organização, preparo, escolha do nome da equipe e principalmente o conteúdo nutricional.

As equipes Îandê e Apoemá venceram a competição e foram contemplados com certificados de menção honrosa, exemplares do livro “Tabela de Composição de Alimentos – Suporte Para Decisão Nutricional” de Sonia Tucunduva e também gravarão um episódio especial do programa Sabores da Terra apresentando pelo chef gastronômico Marquito Razzini na emissora Do Vale TV.

Todas as receitas estarão disponíveis em mais um livro da coleção NutriChef.  

 

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Poesia
TESTAMENTO
7-dezembro-2026 179
Nacional
Frente fria derruba as temperaturas e traz chuvas para São Paulo
7-dezembro-2026 185
Artigo
Autismo e ansiedade: por que caminham juntos?
7-novembro-2026 2560
Palanque do Zé
Palanque do Zé #413 - Preguei uma peça na atendente da Vivo!
7-novembro-2026 360
Artigo
Revolução:  9 de julho de 1932
7-novembro-2026 165
Avaré
Prefeito Roberto Araujo anuncia atrações da maior festa de portões abertos do Brasil e confirma EMAPA histórica em setembro
7-novembro-2026 417
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil realiza operação contra jogos de azar e apreende equipamentos durante cumprimento de mandados em Avaré
7-novembro-2026 214
Caso de Polícia - SP
Operação grande envergadura: 2 prisões e apreensão de mais de 1.100 porções de drogas
7-novembro-2026 270
Caso de Polícia - SP
Investigação da Polícia Civil resulta em prisão por tráfico e apreensão de drogas em Piraju
7-novembro-2026 178
Administração Pública
Enchentes: Obra de drenagem avança no centro de Avaré
7-novembro-2026 217
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS