• testando

    Estado de SP estuda incluir professor temporário em plano de saúde do Iamspe

    Iamspe

    842 Jornal A Bigorna 31/08/2020 11:10:00

    Professores temporários da rede estadual de São Paulo poderão ter direito a atendimento de saúde no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

    As tratativas, de acordo a Secretaria da Educação, ainda estão em fase inicial. Caso sejam bem-sucedidas, os docentes da chamada categoria O ficariam habilitados a utilizar o plano de saúde referente ao instituto de forma permanente.

    O secretário da Educação do estado, Rossieli Soares, reuniu-se nesta quarta-feira (26) com o chefe de gabinete do Iamspe, Fabiano Marques de Paula.

    "Debatemos muito as possibilidades de como incluir os professores temporários. Esta é uma agenda fundamental, assim como a necessidade de melhorar nossos serviços. Estamos recebendo essa demanda de professores. Teremos outras reuniões nos próximos dias e meses para que a gente continue avançando”, afirma o secretário.

    Segundo o chefe de gabinete do Iamspe, já há um alinhamento com a pasta para a inclusão dos docentes temporários.

    "Da nossa parte, temos total interesse em ajudar a construir essa solução que garanta a permanência dos professores temporários no sistema de saúde”, explica de Paula.

    De acordo com o governo estadual, o Iamspe está presente em mais de 100 municípios paulistas, incluindo hospitais, postos de atendimento, clínicas e laboratórios credenciados. Na capital, o Iamspe possui o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), que oferece atendimento de alta complexidade.

    Veto a professores temporários

    Em dezembro de 2017, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou o PLC (Projeto de Lei Complementar) 33/2017 que, entre outras medidas, permitiu a recontratação de 30 mil professores temporários demitidos naquele ano.

    Uma das emendas à proposta, do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), estendeu aos docentes temporários o direito à cobertura dos serviços do Iamspe, mediante contribuição de 2% do salário, mesma alíquota dos demais servidores.

    A inclusão da categoria no atendimento médico, no entanto, foi derrubada por um veto do então governador Geraldo Alckmin (PSDB).

    "Desde 2009, com a Lei Complementar 1.093, houve essa exclusão dos professores temporários do Iamspe. Até então, os docentes da categoria O pagavam a contribuição e tinham direito à utilização do instituto", diz Giannazi.

    O parlamentar vê como positiva as tratativas de reinclusão dos temporários à cobertura do Iampse, mas afirma que, do ponto de vista legal, já há condições para a readmissão há anos.

    "Os professores temporários são servidores e têm direito ao atendimento. O instituto é do servidor paulista. Por isso, o governo poderia, por meio de uma resolução, passar a aceitá-los novamente", diz. "Apresentei o PLC 24/2015, que determina essa inclusão, e o texto já passou em todas as comissões, está pronto para ser votado."(Da Folha de SP)

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Estado de SP estuda incluir professor temporário em plano de saúde do Iamspe
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também