• testando

    Palanque do Zé #119 - Eleições 2020

    1957 Jornal A Bigorna 20/11/2020 11:20:00

    Palanque do Zé

    Essas Eleições foram mornas demais, a coisa só começou a esquentar com o Debate da UniFM, do qual faltaram o prefeito reeleito Jô Silvestre (PTB) e Denílson Ziroldo (PSD), numa clara demonstração de desrespeito ao eleitorado.

    Muitos dizem que as eleições foram "água de salsicha" por causa da COVID-19. Pode ser, mas para mim, o eleitor simplesmente desencantou com a política e decidiu abandonar o barco.

    Em Avaré, a soma de Votos Brancos, Votos Nulos e Abstenções foi de 26.807, ou 39,80% do total dos aptos a votar, número assombroso quando se constata que Jô foi reeleito com 18.598 Votos.

    Entre os eleitores aptos a votar, 31,46% não compareceram. Dentre os que compareceram, 12,16% anularam ou votaram em branco.

    Muitos dizem que a Oposição não foi capaz de derrotar o atual Prefeito porque não se uniu. Mas não creio que isso seja verdade absoluta, tendo em vista que a somatória dos votos de  Denílson e Bombeiro Monteiro (PSL), respectivamente segundo e terceiro colocados nas urnas foi de 46,67% dos votos válidos, apenas 0,81% superior ao percentual de Jô.

    Outro fato curioso, é que a candidata à Prefeitura, Teresa Fonseca (PODEMOS), obteve 529 Votos, apenas 14 a mais do que o Tenente Carlos Wagner, último a conseguir uma das 13 vagas da Câmara Municipal.

    Falando em Câmara Municipal, só quatro dos atuais vereadores estarão na próxima Legislatura: Adalgisa Ward, Jairinho do Paineiras, Roberto Araújo e Flávio Zandoná.

    Mais uma peculiaridade: A próxima Câmara contará com quatro advogados: Luiz Cláudio (PSD), Marcelo Ortega (PODEMOS), Hidalgo (PSD) e Carla Flores (MDB).

    Dentre os candidatos com mais votos, mas que não conseguiram uma cadeira na Câmara por questões de legenda, estão Moacir Lima (PTB), que ficou em 12º na geral, o atual vereador Barreto do Mercado (PT), que ficou em 14º na geral e Kika da Academia, 15ª na geral.

    A atual vereadora, Adalgisa Ward (PSD), foi quem obteve a maioria dos votos válidos, 1.851. Já a pessoa com menos votos foi Bianca Miras (CIDADANIA), com 1 voto.

    Mas quem pior se saiu foi Paulo Trivia (CIDADANIA), que não conseguiu um único voto.

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #119 - Eleições 2020
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também