Palanque do Zé #86 - E se as Eleições 2020 fossem adiadas?

Zé Renato 28/05/2020 16:40:00 733 visualizações

Vi no jornal que o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, disse que as eleições municipais de acontecerão em outubro, a não ser que as autoridades sanitárias se manifestem contrariamente.

Barroso acredita ser possível adiar a votação para 6 e 15 de novembro, quando se realizariam o primeiro e o segundo turno.

Se for depois desse prazo, ficaria inviável o cumprimento dos prazos legalmente previstos, como por exemplo, para os Tribunais julgarem as prestações de contas dos eleitos antes da posse. Imagina só se um sujeito assume o cargo e suas contas não são aprovadas… Ele teria que dar a vez para o Segundo Colocado no caso do Executivo ou para o Suplente no caso do Legislativo?

Apesar de o ministro Barroso ser contra, acho que deveríamos estender os atuais mandatos por dois anos, impedindo os Prefeitos de tentarem a reeleição.

Assim, além de evitarmos riscos com o Coronavirus, ainda juntamos as Eleições Municipais com a do Presidente da República e poupamos dinheiro público e esforço em vão.

É claro que essa proposta precisa ser minuciosamente avaliada e, caso aprovada, dar a chance de os atuais detentores dos cargos renunciarem caso desejassem concorrer daqui dois anos.

Não pretendo ficar aqui, debatendo as minúcias de algo complexo como essa proposta, que sei, não tem muito apelo junto a quem manda no Brasil, por diversas razões que não são objeto dessas breves linhas!

Mas, grosso modo, você é a favor de estender os mandatos dos atuais mandatários - vedada a reeleição dos Prefeitos - visando a unificação das Eleições Municipais com a de Presidente da República?

Contato:

WhatsApp (14) 9.9705-7070
Fone: (14) 9.9705-7070
Email: contato@jornalabigornaavare.com.br