Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Geral

“Quem está no poder precisa que o Brasil continue na merda”, diz Pedro Bandeira

Por Jornal A Bigorna 09/03/2022 17:10:00 991
“Quem está no poder precisa que o Brasil continue na merda”, diz Pedro Bandeira

Prestes a completar 80 anos nesta quarta-feira, Pedro Bandeira diz que vive de "esperançar". Um dos escritores mais lidos por escolas Brasil afora, Bandeira é um daqueles que acredita que livros podem, sim, transformar o mundo, já que são capazes de transformar as pessoas.

Sua esperança, no entanto, ele diz ser constantemente abalada por quem está no poder —seja Jair Bolsonaro, que ele diz ter vindo "do lodo do fundo do poço", seja Lula, a quem noutra ocasião ele chamou de "sindicalista que quebrou a Petrobras".

"Foi um trabalho de gerações que fez o Brasil ser analfabeto. A elite trabalhou duro para que a gente fosse atrasado", Bandeira diz, em entrevista a este jornal, ao comentar uma pesquisa recente do IBGE que apontou que 41% das crianças de sete e oito anos não sabem ler nem escrever, o maior patamar desde 2012, quando o índice era de 28%.

Também são estarrecedores para o escritor os índices de leitura da população. Em média, o brasileiro lê só dois livros por ano, segundo a última edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", do Instituto Pró-Livro, realizada em 2019 e 2020 em 208 municípios do país. São números, Bandeira diz, arquitetados por este e outros governos para emburrecer propositalmente seu eleitorado.

"O brasileiro que sabe ler lê muito. O problema é que ele não sabe ler. A escola não permite que ele aprenda. Muitos brasileiros são semianalfabetos e têm dificuldade até para assistir a uma novela de TV. O problema não é só econômico. O tênis é caro e se sacrificam para comprar um tênis de grife."

"O problema é que o Brasil deu certo como um país subdesenvolvido, então é muito importante que o povo não seja culto, porque é muito fácil dominar. Quem está no poder precisa que o Brasil continue na merda. Mas as professoras estão sabotando essa ideia. Elas estão criando gente que sabe ler. Elas são perigosas. Talvez eu não veja grandes mudanças, mas gosto de viver de esperança. Só me resta esperançar."(Da Folha de SP)

Geral

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Inverno começa neste domingo (21); veja como doar para a Campanha do Agasalho 
21-junho-2026 1904
Avaré
Campanha intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua
21-junho-2026 1458
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil apreende armas e centenas de munições durante cumprimento de mandado de busca em investigação de violência doméstica
21-junho-2026 1292
Caso de Polícia - SP
Polícia investiga suspeita de exploração sexual após homem combinar encontro com adolescente em Avaré
21-junho-2026 2075
Avaré
Família faz buscas por mulher que desapareceu ao sair de casa para ir ao mercado em Avaré
21-junho-2026 1709
Avaré
Polícia Civil realiza visita técnica em área destinada à futura sede da Delegacia Seccional de Avaré
21-junho-2026 1534
Avaré
Hoje tem Brasil no Telão na Concha Acústica
21-junho-2026 564
Avaré
Avaré recebe a elite mundial das provas de rédeas e terá competição com representantes de 16 países
21-junho-2026 3097
Avaré
Empresários de Avaré buscam inovação e novas oportunidades na maior feira de “food servisse” da américa latina
21-junho-2026 993
Brasil: Polícia
PF prende traficante após interceptação de avião no interior de SP
21-junho-2026 1311
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS