Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Geral

“Vamos rever o programa”, diz novo secretário da Segurança sobre câmeras da PM

Por Jornal A Bigorna 05/01/2023 09:00:00 700
“Vamos rever o programa”, diz novo secretário da Segurança sobre câmeras da PM

Em sua primeira entrevista como titular da Secretaria da Segurança de São Paulo, o PM da reserva Guilherme Murano Derrite disse nesta quarta (4) que a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai rever o programa de câmeras corporais da Policia Militar, o "Olho Vivo".

De acordo com o policial, em entrevista à rádio Cruzeiro, de Sorocaba (SP), terra natal do secretário, uma de suas primeiras medidas à frente da pasta foi pedir o estudo feito pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e uma pesquisa comparativa da PM sobre a efetividade da câmeras no trabalho policial.

"Nós vamos rever o programa. O que existe de bom vai permanecer. Aquilo que não está sendo bom e que pode ser comprovado cientificamente que não é bom, por isso a importância de analisar esse estudo da Fundação Getulio Vargas, a gente vai propor ao governador possíveis alterações", afirmou Capitão Derrite, como é conhecido, que foi oficial da Rota (tropa da PM).

O Olho Vivo, implementado pela PM paulista em 2020, é considerado por especialistas como um dos principais avanço da corporação na política de redução da letalidade policial. Nos batalhões integrantes do programa, com câmeras que gravam todo o turno de serviço, as quedas de mortes em confrontos chegaram a 85% já nos primeiros meses de uso.

Ainda sobre as câmeras, Derrite disse querer tornar a tecnologia "mais operacional", até com análise placas de veículos roubados, mas não deu detalhes. "Agora, se de fato, a gente chegar à conclusão de que um ou outro aspecto está atrapalhando, que não está sendo positivo, a gente pode rever o programa sim."

Durante a corrida eleitoral, Tarcísio anunciou o interesse em acabar com o programa. Após uma série de críticas, até pela redução da mortes de civis e de policiais, o bolsonarista acabou amenizando o discurso, dizendo que iria estudar mudanças, mas sem desistir da ideia

"O principal motivo da polêmica é a maneira como ela foi implementada. ‘Ó, faz, porque estou mandando, vai ser assim a partir de hoje’", afirmou Derrite, na entrevista à emissora de rádio.

O secretário também afirmou na entrevista à rádio a intenção do governo Tarcísio de anunciar, já a partir de fevereiro, uma série de medidas de valorização dos profissionais da segurança e, para isso, foram iniciadas tratativas com o Legislativo paulista.

"O principal objetivo é melhoria salarial. Isso é ponto pacífico. É a base da nossa valorização. Salário", afirmou o deputado licenciado.

Entre as medidas que também estão sendo estudadas, segundo ele, está a ampliação de mecanismos de assistência jurídica a policiais que acabam respondendo processos judiciais, mesmo no cumprimento do dever legal. "Que fique claro: os desvios de condutas serão apurados e os policiais serão punidos. [...] A gente não vai ter receio de cortar da própria carne."

Derrite disse, sem entrar em detalhes, que o governo pretender criar um plano de carreira para as polícias e disse ter "desenhado" ao governador o que será a meta a ser buscada na valorização dos policiais.

"É como uma pirâmide. A base da pirâmide, de valorização, é o salário. A segunda parte dessa pirâmide, é o plano de carreira. E a terceira, carga horária de trabalho. A gente tem que cuidar do nosso policial. Cuidar de quem cuida da gente, quem nos protege", disse.

O novo secretário da Segurança citou como exemplo de ascensão na carreira militar um cabo da PM do interior do estado que pode prestar um concurso para sargento e, assim, progredir na carreira. "Quero ser um facilitador de ambas as instituições", disse.

O anúncio do nome de Derrite não agradou a setores da Polícia Civil e, também, da própria Polícia Militar –especialmente na cúpula da corporação.

Um dos temores citados pelos oficiais é de um possível uso político da instituição. Citam, por exemplo, o modelo de aumento de salário do Rio de Janeiro que, após uma série promoções sem planejamento, deixou a PM local com mais sargentos do que os soldados –uma distorção na estrutura militar de comando.

Na entrevista, Derrite falou em "comandar" a pasta, expressão mais utilizada entre os militares. "Eles [policiais] têm uma expectativa muito grande na nossa gestão, no nosso comando, como gosto de falar, e vamos superar a expectativa deles", afirmou sobre o pacote de bondades à segurança.(Da Folha de SP)

Geral

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Inverno começa neste domingo (21); veja como doar para a Campanha do Agasalho 
21-junho-2026 1907
Avaré
Campanha intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua
21-junho-2026 1459
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil apreende armas e centenas de munições durante cumprimento de mandado de busca em investigação de violência doméstica
21-junho-2026 1292
Caso de Polícia - SP
Polícia investiga suspeita de exploração sexual após homem combinar encontro com adolescente em Avaré
21-junho-2026 2075
Avaré
Família faz buscas por mulher que desapareceu ao sair de casa para ir ao mercado em Avaré
21-junho-2026 1711
Avaré
Polícia Civil realiza visita técnica em área destinada à futura sede da Delegacia Seccional de Avaré
21-junho-2026 1534
Avaré
Hoje tem Brasil no Telão na Concha Acústica
21-junho-2026 564
Avaré
Avaré recebe a elite mundial das provas de rédeas e terá competição com representantes de 16 países
21-junho-2026 3099
Avaré
Empresários de Avaré buscam inovação e novas oportunidades na maior feira de “food servisse” da américa latina
21-junho-2026 993
Brasil: Polícia
PF prende traficante após interceptação de avião no interior de SP
21-junho-2026 1311
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS